A defesa do motorista Sérgio Praxedes dos Santos busca, após a audiência de instrução, conseguir a revogação da prisão do acusado, que invadiu a contramão da Avenida Fernandes Lima, na parte alta de Maceió, e provocou a morte de duas pessoas, em julho do ano passado.
Além disso, o advogado de defesa, Leonardo Moraes, afirmou que pretende modificar a tipificação dos crimes de homicídio doloso para culposo, quando não há a intenção de matar. No entanto, a defesa das vítimas busca uma condenação maior para o motorista.
De acordo com o advogado de acusação, Napoleão Junior, a defesa da vítimas pede uma condenação por homicídio com até 20 anos de prisão, além da lesão corporal com pena de 1 a 5 anos.
O caso
Na madrugada do dia 23 de julho de 2021, o motorista invadiu a contramão da Avenida Fernandes Lima, no sentido Tabuleiro - Centro, e atingiu motociclistas que trafegavam pela via.
Ele estava em um posto de combustível e tentou deixar o local pela contramão, mas foi detido por militares da assessoria militar do Tribunal de Contas e estava visivelmente embriagado.
Motoristas que passavam pelo local do acidente contaram que o carro “rodou” na pista e atingiu as motos.
O vigilante Pedro Alves de Souza Júnior, 31 anos, passava pela via e morreu no local. José Cícero da Silva Santos, 46 anos, estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE), mas veio a óbito durante a noite do dia 23.
Imagens divulgadas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) confirmam que Sergio Praxedes dos Santos Filho trafegava na contramão, na Avenida Fernandes Lima, na manhã do dia do acidente.
As câmeras de videomonitoramento mostram momentos antes do acidente. Nas imagens, registradas às 5h54 desta sexta-feira, é possível ver o condutor saindo de uma curva e entrando no sentido oposto aos carros que trafegavam pela avenida.