Pesquisa mostra Renan Filho com liderança consolidada na eleição para o Senado

01/02/2022 13:27 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Se o encontro com as urnas fosse por agora, Renan Filho seria eleito senador sem maiores dificuldades. É o que revela a pesquisa DataSensus, divulgada nesta terça pelo CADA MINUTO. É o primeiro levantamento do ano sobre a corrida eleitoral. E os números não mudam praticamente nada em comparação às pesquisas do ano passado. O governador tem até abril para renunciar ao cargo e partir para a candidatura. Em 2022, apenas uma vaga está em jogo.

É aí que começa o drama para Fernando Collor, o atual dono dessa cadeira em fim de mandato. Na verdade, vai terminando o segundo mandato, fazendo 16 anos de “paraíso”. Os números indicam que, para se manter onde está, Collor precisa de algo extra. Está na posição de quem é obrigado a virar o jogo. Ou então já era.

A pesquisa expõe por que o quadro é pra lá de preocupante para Collor. Os outros virtuais candidatos são o vereador bolsonarista Fábio Costa e o deputado estadual Davi Davino. Em três cenários projetados pelo DataSensus, Renan Filho mantém uma dianteira de até 27 pontos percentuais sobre o segundo colocado.

O bom desempenho na eleição para prefeito de Maceió, em 2020, explica a presença de Davi Davino no levantamento. Ele tenta mudar de patamar na bagaceira da política alagoana – mas não será nesta eleição. Pelos dados colhidos com o eleitor, sua vitória seria praticamente um milagre.

Já o vereador de Maceió Fábio Costa é uma dessas mentes capturadas pelo bolsonarismo. Delegado da Polícia Civil, tem uma queda pelo método prendo & arrebento de outras épocas. É mais um cuja juventude fica restrita à carcaça. Na essência reacionária, saltitam ideias como o “combate ao comunismo e à ideologia de gênero”. Sim, estamos falando de um cidadão de bem. Passemos adiante.

Num distante segundo lugar, Collor se agarrou ao presidente da República como quem se agarra a um bote salva-vidas. Periga um afogamento duplo, ou triplo, ou múltiplo. Muita coisa vai mudar? Certamente. Pode pintar uma surpresa? Talvez. Tudo pode acontecer? Mais ou menos. Pelo retrato do momento, o que está na praça, reitero, confirma uma tendência consolidada há milhas e milhas de tempo e distância.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..