Machismo político e deselegância em Marechal Deodoro contra Deputada Estadual Fátima Canuto

15/12/2021 21:55 - Filipe Valões
Por redação

Existem momentos em que a política deveria ser menos “política”. Uma deselegância em Marechal Deodoro, mostrou o quanto os interesses imediatos de alguns podem levar a decisões injustas contra outros, e podem ser consideradas como "machismo político".

O caso em questão: a deputada estadual Fátima Canuto foi homenageada por um vereador deodorense, com o título de cidadã honorária de Marechal Deodoro. Algo até corriqueiro, que ocorre em todos os municípios e até onde se saiba não encontra resistência. Pois um grupo de vereadores não apenas se opôs, como organizou um bloco fechado e conseguiu barrar com seus votos a homenagem.

O fato em si já chamaria a atenção, mas os detalhes só aumentam a estranheza de tudo. Fátima Canuto tem residência no município. Seu pai, Rubens Canuto, foi deputado estadual com uma atuação especialmente voltada para os deodorenses. A própria Fátima atua como empreendedora, gerando emprego e renda na cidade. E hoje, no mandato de deputada estadual, tem se destacado com Indicações Parlamentares ao Governo do Estado, solicitando programas governamentais a exemplo do Minha Cidade Linda e Alagoas de Ponta a Ponta em prol de Marechal Deodoro.

A lista de intervenções de Fátima, junto ao Governo de Alagoas, buscando melhorias de infraestrutura e mobilidade para os deodorenses é grande, sempre visando atender apelos da população, mas também visando o desenvolvimento de um município que depende do turismo e do crescimento da economia local.

Recentemente, em Ofício ao Ministro da Infraestrutura, a deputada Fátima Canuto solicitou a duplicação de trecho da rodovia que liga Marechal Deodoro à Satuba, por sua importância não apenas para o deslocamento da população, mas por ser crucial para a economia de Alagoas, citando o Pólo Industrial Multicloroquímico de Marechal Deodoro. 

Diante de tudo isso, fica a pergunta: qual motivo para negar um título de cidadania à Fátima Canuto?

O vereador que propôs a concessão do título, Marcelo Moringa, foi enfático: "Isso não tem precedentes e é inédito na Câmara de Vereadores de Marechal!" e não escondeu sua surpresa e indignação.

A resposta ao impasse criado pelos vereadores que formam a base do prefeito de Marechal Deodoro, Cacau, escancara o palanque eleitoral para 2022.

Entende-se, com esse episódio, que parte considerável dos políticos locais temem a presença de possíveis novos candidatos, entre as 4 linhas da cidade. 

Sabemos que Cacau terá que apoiar, e quer que toda sua base de vereadores também apoie, Alexandre Ayres para Deputado Estadual e Sérgio Toledo para Deputado Federal. Eles são, respectivamente, Irmão e Sogro do prefeito.

Nessa dança preliminar, antes do tão esperado "baile" de 2022, já vimos que nem todos estão convidados para a festa em Marechal Deodoro. A deputada Fátima Canuto, ao menos nesse caso do título de cidadania honorária, acabou sendo barrada pelos convidados do prefeito Cacau.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..