A tragédia do povo Yanomami: vamos fazer memes ou ajudar quem mais precisa?

23/01/2023 12:31 - Filipe Valões
Por redação

As cenas hediondas mostradas pela imprensa recentemente, com dezenas de indígenas Yanomami em situação aterradora de desnutrição, é uma triste realidade que foi ignorada por muitos, durante muito tempo, mas que agora exige ações imediatas da parte de todos nós. A violência, a exploração e a destruição de suas terras são apenas alguns dos problemas enfrentados por essa comunidade. Nós, que temos o privilégio de viver e explorar a chamada “era da comunicação”, estávamos alheios, talvez até mesmo não querendo saber desse horror. Afinal, é mais fácil se render à diversão inútil dos memes e outros conteúdos irrelevantes.

Hoje é muito mais fácil alienar a mente, individual e coletivamente, esquecendo inclusive de nossos próprios problemas, quanto mais das dificuldades enfrentadas pelos nossos semelhantes. O que precisamos é de um choque de realidade. Lembrar que há pessoas sofrendo e precisando de nossa ajuda. Os povos indígenas, como os Yanomami, são especialmente vulneráveis ​​e precisam de nossa solidariedade e apoio. As fotos e vídeos, transmitidos justamente pelos diversos meios de comunicação, estão nos alertando. É para isso, acima de tudo, que devemos usar a tecnologia ao nosso dispor.

Já passou do tempo de admitirmos: ao invés de perder tempo com coisas sem importância, devemos nos concentrar em cuidar uns dos outros e das comunidades mais vulneráveis. Isso pode incluir apoiar organizações que trabalham para proteger os direitos dos povos indígenas, se informar sobre as questões que eles enfrentam e falar sobre esses problemas com nossos amigos e familiares.

E mais: todos estamos chocados pelo alto grau de inanição, de fome que assola comunidades indígenas, mas, já parou pra olhar ao seu redor, na cidade onde você mora e assim ver o que está diariamente diante dos seus olhos? Temos, ao lado do luxo e da diversão, da fartura e do desenvolvimento, incontáveis famílias, crianças, mulheres e homens, morando nas ruas, se alimentando de lixo, vivendo suas próprias tragédias.

É importante lembrar que cada um de nós tem o poder de fazer a diferença e devemos usar essa força para ajudar aqueles que precisam. Vamos deixar de lado as distrações da internet e nos concentrar em cuidar uns dos outros e do mundo ao nosso redor.

Nós podemos estender as mãos aos nossos irmãos Yanomamis. E a todos que sofrem, aqui mesmo, perto de nós.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..