O relatório de Renan Calheiros e a fúria de Jair Bolsonaro

21/10/2021 13:23 - Blog do Celio Gomes
Por redação
Image

Um dia após o país conhecer o relatório final da CPI da Pandemia, Jair Bolsonaro reafirma seu estado de alheamento à realidade, vivendo como vive em algum planeta distante do nosso. O texto do senador Renan Calheiros, relator da comissão, aponta nove crimes cometidos pelo presidente da República. De prevaricação a charlatanismo, chegando a crime contra a humanidade, o miliciano do Planalto não economizou nas ações contra a saúde pública brasileira.

No mundo paralelo do mequetrefe, sobram ofensas ao relator da CPI, conversa fiada sobre a honestidade de seu governo e, claro, a mãe de todas as pautas para manter a fidelidade na seita: a lenda sobre o combate ao comunismo. O sujeito será indiciado por um conjunto de atrocidades que promoveu, mas fala como se fosse algum estadista à frente de uma gestão séria. 

O relatório ainda será votado pelos senadores, o que deve ocorrer na próxima semana. Depois, a papelada segue para autoridades e instâncias com prerrogativas para aprofundar investigações e denunciar os acusados. Ao todo, incluindo Bolsonaro e seus três filhos com mandato, o relatório sugere o indiciamento de 66 pessoas e duas empresas.

A reação dos acusados – o capitão da tortura e filhotes à frente – é a mais previsível que se poderia ver. Falam com escárnio, tentam fingir indiferença e atacam adversários com armas abjetas. Tento evitar o clichê, mas dessa vez é inescapável lembrar das “narrativas”, como diria o senador governista Marcos Rogério. Ao governo interessa isso daí, narrativas. Alguém pensou em “desviar o foco?”. 

Mas o que se impõe mesmo, num histrionismo gaguejante, parece mais uma fúria pela pancada que acaba de receber. Bolsonaro acusou o golpe, como se dizia antigamente nos ringues de boxe e nas redações. O cinismo disfarça o pânico. O relatório de Renan Calheiros, que sintetiza as investigações, representa uma derrota acachapante para o chefe da quadrilha.

As baboseiras de Bolsonaro sobre o relatório da CPI da Pandemia foram ditas na manhã desta quinta-feira, durante visita à Paraíba. Aliás, viajar é o único compromisso oficial na agenda presidencial. Toda viagem como esta é campanha eleitoral antecipada. Com a reeleição cada vez mais difícil (eu diria impossível), é natural a explosão de raiva de Bolsonaro pra cima de Renan Calheiros. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..