Durante este final de semana, a Polícia Militar, juntamente com um oficial do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), cumpriram um mandado de reintegração de posse da Fazenda São José, no município de Coruripe. O imóvel integra a lista de bens que pertencem à massa falida da Laginha Agro Industrial, que eram do empresário e ex-deputado federal João Lyra.
Conforme mandado judicial, a fazenda, que faz o cultivo de cana-de-açúcar foi invadida e estava sendo utilizada de forma irregular pelos invasores, inclusive com plantio e a extração de cana.
Em vídeos feitos na fazenda, durante o cumprimento do mandado, é possível perceber a grande movimentação dos trabalhadores que estavam no local para retirar o maquinário usado.
Além do pedido de reintegração de posse, os invasores da fazenda terão que arcar financeiramente pelo uso do terreno e também do que foi colhido no local.
A falência do grupo sucroalcooleiro foi decretada em 2012, mas desde novembro de 2008 a Laginha encontra-se em recuperação judicial. São cerca de 3 bilhões de reais em dívidas de 19 mil credores e um processo com 105 mil páginas.