Morre desembargador aposentado Orlando Manso, ex-presidente do TJ Alagoas

13/09/2021 09:42 - Justiça
Por Redação
Image

Morreu na madrugada desta segunda-feira (13), o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, o desembargador Orlando Cavalcanti Manso, aos 78 anos. A informação foi confirmada pelo TJ.

Segundo as primeiras informações, o desembargador estava internado em tratamento contra uma infecção urinária, que se agravou e virou uma infecção generalizada.

O Corregedor Fábio Bittencourt ressaltou a importância de Orlando Manso para o Judiciário alagoano “O Desembargador prestou relevantes serviços à Justiça do nosso Estado, inclusive, também atuou como Corregedor. Gostaria de externar meus profundos sentimentos a todos os amigos e familiares, neste momento de tristeza”.

Trajetória

Orlando Manso nasceu em Maceió, no dia 24 de dezembro de 1942, filho de José Cavalcanti Manso e Dagmar Monteiro Cavalcanti Manso. Graduou-se em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Alagoas, na turma de 1966.

Em 1968, iniciou sua carreira como magistrado no Poder Judiciário de Alagoas, sendo nomeado para atuar na Comarca de Igreja Nova, de 1ª entrância.

Em 1970, Manso foi removido para a Comarca de Marechal Deodoro, e em 1975, promovido por merecimento para a Comarca de Capela. Em 1978, foi promovido por merecimento para 3ª entrância, tomando posse na 14ª vara da Comarca de Maceió, em 8 de maio daquele ano.

Foi promovido por merecimento para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas em 1987. Foi Vice-Presidente do TJ, de 1995 a 1997, e Corregedor-geral da Justiça de 1997 a 1998. Em 1998, foi eleito Presidente TJ/AL, tomando posse em 1999 e permanecendo até 2001. Foi ainda Diretor-Geral da Escola Superior da Magistratura (Esmal), onde também lecionou.

Recebeu título de Cidadão Honorário de diversos municípios, como Campo Alegre, Capela e São José da Tapera. E através dos recursos captados pelo Fundo Especial de Modernização do Poder Judiciário (FUNJURIS), Manso empreendeu a construção de vários dos edifícios sedes das Comarcas alagoanas, como os Fóruns de Arapiraca, Paripueira, Cajueiro e do Campus Universitário da Ufal. 

Orlando Manso é natural de Maceió e estava aposentado da magistratura desde dezembro de 2012. Ao todo foram 44 anos de magistratura em Alagoas.

O sepultamento acontecerá no Campo Santo Parque das Flores, às 16h.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..