O senador Renan Calheiros convidou essa ativista para uma conversa. E foi muito bom!

08/06/2021 20:01 - Raízes da África
Por redação

 

 

Fui recepcionada pelo  senador da República com o já tradicional  soquinho de mãos. Em tempos de pandemia não há mais lugar para troca entusiastas de afetos físicos. 

Fazia pouco que Renan  Calheiros tinha chegado de uma atividade com o Governador do Estado e almoçou por ali mesmo.

Nos acomodamos em dois sofás, obedecendo a distância do protocolo pandêmico.

E o encontro se fez conversa comprida, robusta de diálogos comuns e dispares, atravessado por algumas boas gargalhadas. Nesses tempos tumultuados é preciso testar nossa capacidade de gargalhar.

A conversa , de quando em vez, era interrompida pela imprensa nacional. Extremamente requisitado Renan deu entrevista para Zileide Silva, a jornalista da Globo e para  mais outros órgãos. 

O senador da República  é um ouvinte atento, perspicaz e, confesso que para mim, como ativista é muito confortável fazer análises, a partir do lugar que ocupo, numa escuta atenta  desse ouvinte.

- Qual a sua visão dos fatos , Arísia?- ele me pergunta

E sem nenhuma cerimônia tomo posse da palavra e ocupo todos os silêncios da sala.

- O ativismo que exerço, senador, é focado nessa terra, porque não adianta ocupar quintais alheios se não conseguimos fazer florescer as políticas públicas em nosso próprio quintal. E essa é a pontuação que venho fazendo faz um tempo: tirar as políticas públicas do papel. 

Substantivei a discussão sobre a necessidade do estado ser protagonista , em sua capacidade, de internalizar as políticas públicas, principalmente para a população preta.

Foram duas horas de um garimpo de  ações que carecem sair do obscurantismo estatal para celebrar o bem estar de pessoas.

O que você entende como a prioridade, agora?- questiona o senador.

Respondo que é a sanção do Fundo Estadual de Promoção das Políticas para Igualdade Racial.

De imediato ele pede ao assessor para ligar para o secretário da Fazenda, George Santoro, o secretário do gabinete civil, Fábio Farias e por último falou, por telefone, com  o governador, que garantiu que logo, logo esse processo será concluído.

Foram duas horas de um diálogo proveitoso, produtivo e principalmente de articulações. Fechamos alguns projetos.

Nos despedimos, pois, a sua agenda ainda comportava  uma reunião com o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa e logo depois viajaria para Brasília.

Na saída, Renan diz:- Convidei você para vir aqui , para dizer que estou a sua disposição. Tenho você como uma pessoa muito próxima. Sou um parceiro e admiro sua  luta. Pode contar comigo, Arísia. 

 Que assim seja, senador!

Obrigada!

Segunda-feira, 07 de junho de 2021

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..