O respiro dos injustiçados – vidas negras importam

05/05/2021 17:34 - Blog Duda Rodrigues
Por redação
Image

Entre tantos desencontros e decepções vividos nos últimos dias, uma notícia para “amenizar”, Derek Chauvin foi considerado culpado pela morte de George Floyd. Mesmo o juiz não tendo optado pela sentença de homicídio doloso (quando há a intenção de matar), temos ao menos, um sentimento de que a justiça foi feita, em partes.

Recentemente, um outro episódio no Big Brother trouxe a discussão sobre o cabelo afro do participante João. Afinal, Rodolfo fez ou não um comentário racista? Essa pergunta dividiu a população mais que “Capitú traiu Betinho ou não?”. Divagar por esse tema, torna-se cada vez mais preciso, principalmente porquê tenho a sensação de que quanto mais o tema é abordado, mais negligenciado ele é.

Não há como se falar do caso Floyd e de tantos outros casos de racismo, sem relembrar as palavras de Luther King, “Cem anos depois dessa declaração de emancipação, a vida do negro continua tristemente tolhida pelas algemas da segregação e pelas correntes de discriminação. Cem anos depois, o negro ainda vive numa ilha solitária de pobreza em meio a um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o negro ainda definha nas margens da sociedade americana e se percebe exilado em sua própria terra”. Ou seja, de nada adianta o papel nos informar que somos iguais, se não somos tratados da mesma forma.

Na Carta Magna de 88, logo em seus artigos iniciais, é garantido ao cidadão: igualdade, sociedade livre e justa, dignidade... entre tantos outros tópicos que são absolutamente ignorados. Mas, por quê?

Essa é uma pergunta que eu tento responder desde que entendo que o mundo é mundo. Sei que sou jovem mas, a realidade à bate porta cedo, e cada vez mais é possível ver que a sociedade teima em tentar segregar, através da cor. O jeito é seguir buscando não só as respostas para as questões mais enraizadas no ser humanos, mas também, a melhor forma de lidar com as diferenças.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..