Falta de um líder joga Brasil na cova das mazelas

09/04/2021 09:15 - Blog Duda Rodrigues
Por redação

Temo em ser pessimista demais, mas, infelizmente o quadro parece cada vez mais grave, e o retorno ao normal, cada vez mais distante. O mal-estar social só aumenta e a crise parece ter criado raízes profundas e difíceis de serem reparadas. Seguindo os ensinamentos de Churchill, devemos conhecer o nosso inimigo, e ouso a dizer, e repetir: precisamos paulatinamente nos unir e não deixar que a pandemia e a fome façam mais vítimas.

Segundo dados publicados pela Agência Brasil, a taxa de pessoas desempregadas de junho a agosto de passou de 13,6 %. Esse retrato diz muito sobre os caminhos que o nosso país vem trilhando durante mais de um ano de pandemia.

A matéria postada essa semana no site O Globo, mostra que, em 17 anos, o índice de famílias passando fome cresceu, deixando 116,8 milhões de pessoas no status de insegurança alimentar (ou seja, tiveram que diminuir o alimento para terem o que comer no dia seguinte ou chegaram a passar fome). Infelizmente a perspectiva só tende a piorar, a pesquisa foi feita no ano passado, quando a parcela do auxílio emergencial ainda estava sendo pago.

Obviamente, as desigualdades já eram latentes na nossa sociedade, porém, o surto de coronavírus abriu ainda mais as feridas existentes, e o retrato da miséria acabou ficando cada vez mais detalhado: mulheres, solteiras vivendo o pesadelo de ter que deixar de comer para alimentar seus filhos.

Em face deste cenário, temos como ponto principal a taxa de desemprego. Os anos passam, o mercado de trabalho fica cada vez mais desafiador, e menos pessoas são absorvidas, acarretando mais uma onda de desemprego, levando famílias à infeliz insegurança alimentar que comentei acima.

A crise vem trazendo muitas preocupações nos lares e dentro do legislativo. Recentemente, foi discutido na Assembleia Legislativa de Alagoas os efeitos da pandemia no setor produtivo. Parlamentares se dividem entre o aumento da taxa de mortes e desemprego. Na Câmara Federal, um projeto foi aprovado na CCJ, que estabelece normas para facilitar o acesso ao crédito em bancos públicos, com o intuito de abrandar os impactos econômicos causados pela covid-19.

Decidi finalizar com uma reflexão que cabe ao momento, "Quão espesso e desconcertante é o véu do desconhecido." – Winston Churchill

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..