Vanessa Alencar
Vanessa Alencar

Região Sul de AL: confira intenções de votos para Governo, Senado, Presidência e Legislativo

Vanessa Alencar|
Fotos: Assessoria - Montagem: CM

Uma ampla pesquisa estimulada de intenções de votos para 2022, realizada pelo Instituto Falpe em nove municípios (São Miguel dos Campos, Jequiá da Praia, Roteiro, Feliz Deserto, Coruripe, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e Piaçabuçu) revelou o que pensam, hoje, os eleitores das regiões do Baixo São Francisco e litoral Sul do estado.

O Instituto ouviu 1.442 pessoas entre os dias 12 e 16 deste mês, na zona urbana e rural. O levantamento tem margem de erro: 3,5% para mais ou para menos e intervalo de confiança de 95%.

Governo e Senado

Perguntados em quem - entre os nomes citados - votariam para governador de Alagoas, caso o pleito eleitoral fosse hoje, 20% dos entrevistados responderam Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió; o senador Rodrigo Cunha pontuou com 12,5%, seguido do deputado estadual Davi Davino Filho (10,5%), Ricardo Barbosa (3,5%) e Josan Leite (1,5%). A maioria das pessoas ouvidas, no entanto, respondeu “nenhum” (25%) e não opinou (27%).

Quando a pergunta foi em quem não votariam para o governo, não opinaram 54,5% dos entrevistados e 25% responderam “nenhum”. Rui Palmeira e Davi Davino obtiveram 5% cada, seguido de Ricardo Barbosa (4,5%), Rodrigo Cunha (4%) e Josan Leite (2%). 

Para o Senado, entre os possíveis candidatos apontados, o governador Renan Filho saiu na frente com 32,5% das intenções de votos. O senador Fernando Collor obteve 28% e o ex-governador Ronaldo Lessa, 14,5%. Responderam “nenhum”, 14,5% e não opinaram, 10,5%. 

Já sobre em quem não votariam para senador, Collor liderou o índice de rejeição com 19%, seguido de Renan Filho e Ronaldo Lessa, empatados com 12,5%. Nenhum (14,5%) e não opinaram 41,5%.

Presidente

Em relação à presidência da República, entre os nomes citados, 50% responderam que votariam no ex-presidente Lula. O presidente Jair Bolsonaro foi citado por 30% das pessoas, seguido de Ciro Gomes (2,5%), Fernando Haddad (1,5%), João Doria (0,5%), Guilherme Boulos (0,25%), Flávio Dino (0%), nenhum (11%) e não opinaram 4,25%.

No questionamento em quem não votariam para presidente, Bolsonaro lidera o índice de rejeição, com 36,5%. Os demais pontuaram da seguinte forma: Lula (9%), Fernando Haddad (4,5%), Ciro Gomes (4,5%), João Doria (3%), Guilherme Boulos (1,5%), Flávio Dino (1,5%), nenhum (11%) e não opinaram 28,5%.

Câmara e Assembleia

Entre os nomes postos para uma vaga na Câmara dos deputados, o deputado federal Marx Beltrão liderou com folga de 31,5%, seguido de Joaquim Beltrão (6,5%) e Sérgio Toledo (3%). 

Para a Assembleia Legislativa de Alagoas, os três nomes mais citados pelos eleitores foram o da deputada estadual Jó Pereira, com 16%; Maykon Beltrão (14%) e Yvan Beltrão (9,5%).

Administrações 

O Instituto Falpe também ouviu a população da região Sul sobre as administrações de Jair Bolsonaro e Renan Filho.

Desaprovam a gestão do presidente da República, 50% dos entrevistados, contra 34% que aprovam. Não opinaram, 16%.

Já o governo Renan Filho é aprovado por 57,5% das pessoas ouvidas, contra 26% que desaprovam. Não opinaram, 16,5%.

Pesquisas

Essa é a quarta pesquisa deste porte que o Falpe, dirigido por Francisco Nunes, o “Chico da Pesquisa”, realiza este ano. A primeira, em janeiro, ouviu eleitores de Maceió e da grande Maceió. 

A segunda, em fevereiro, abrangeu 23 municípios do Agreste; e a terceira, em março, ouviu o eleitorado da região Norte. 

 

SOBRE O AUTOR

Jornalista formada pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e autora de quatro livros, Vanessa Alencar desenvolve suas atividades como assessora de imprensa e repórter do Cada Minuto, principalmente na área de política. Instagram e Twitter: vanessa_alencar E-mail: [email protected]

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Todos os direitos reservados