Houve um tempo, em Alagoas, que gestor público da saúde cumpria com os compromissos acordados, em reuniões, Alexandre Toledo foi um deles. Obrigada,Alexandre!

03/04/2021 18:26 - Raízes da África
Por redação

 

Em 2012, como coordenadora do então, Projeto Raízes de Áfricas apresentamos para Alexandre Toledo, secretário de estado da educação, na época, a proposta da Cartilha  Omirá

A Cartilha de Saúde Omirá, que que significa liberdade,   surgiu como material educativo, objetivando a produção de conhecimentos, a democratização da informação sobre a saúde da população negra, como também, buscava  estabelecer um diálogo com a atenção básica da saúde pública, instigando para os determinantes genéticos relacionados às doenças de maior prevalência no gestacional e infância da população negra.

E, como promotor  maior da saúde no estado de Alagoas, Alexandre Toledo, ouviu, fez considerações e bateu o martelo: vamos lançar esse material, que é de suma importância.

E assim foi feito, sem promessas políticas, ou desculpas evasivas, o secretário legitimou as demandas do Projeto Raízes de Áfricascomo uma das articulações do  movimento social negro e reescreveu, a partir de sua gestão  caminhos efetivos de possibilidades, para a reeducação dos afirmativas na saúde.

"A cartilha é um projeto ousado de proposta de saúde pública, que vai atender aos profissionais da Atenção Básica, bem como os usuários que utilizam essa principal porta de acesso aos serviços de saúde”, afirmou, na época,  a coordenadora do Programa DST/Aids da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Fátima Rodrigues.

A SESAU patrocinou a impressão de dois mil exemplares da cartilha, em Maceió foi  lançado, em sessão pública  na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas , em 31 de agosto de 2012, e também teve lançamentos ,em Salvador e Belo Horizonte.

Obrigada, Alexandre Toledo e que sua trilha se faça luz.

Obrigada!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..