Desafios enfrentados pela educação se agravam diante da pandemia

16/03/2021 19:06 - Blog Duda Rodrigues
Por redação
Image

Sem sombra de dúvidas a educação foi um dos setores mais afetados durante a pandemia. A disparidade entre “escola de rico” e “escola de pobre” já era alarmante, e agora parece que essa distância só aumenta.

Enquanto alunos de escola particular continuaram com as atividades letivas de forma remota, a realidade nas periferias era chocante, muitas crianças e adolescentes perderam o ano por falta de estrutura, às vezes da escola, às vezes da própria casa, às vezes os dois.

Entre maio e julho de 2020 foi realizado um estudo que coletou dados e depoimentos Brasil afora. A Agência Brasil divulgou os dados desse estudo realizado pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Future, revelando uma realidade assustadora: 4,8 milhões de estudantes da rede pública não receberam atividades, nem online e nem impressas. Hoje, oito meses após, a realidade ainda choca e milhões de crianças continuam sem o acesso à educação.

Porém vivemos tempos incertos, o povo brasileiro não pode contar nem tão cedo com um “Brasil sem COVID”. A resolução vai além da construção de mais hospitais ou a compra de mais respiradores, a competência fica à cargo dos cidadãos, técnicos da área da saúde, e um diálogo assertivo entre os três poderes.

No tocante à educação, os desafios só aumentam, o ensino híbrido aparece como solução, contudo, a barreira tecnológica demonstra um juízo difícil diante da estrutura precária de muitas escolas da rede pública. O problema todo é que a pandemia trouxe a tona, ainda mais, os problemas enfrentados pela educação pública, além da estrutura, devemos pensar em como será realizado esse retorno de forma segura para a comunidade como um todo, e não apenas pala os alunos, professores e colaboradores.

Aqui em Alagoas, a rede municipal da cidade de Maceió retomou as atividades essa semana, porém, com dificuldades, tendo em vista que, muitos alunos não possuem a estrutura adequada para acompanhar o conteúdo.

A cada troca de ministro da Saúde uma sensação de medo e angustia acaba repousando dentro de cada um de nós. Como disse, tempos incertos, atitudes mais ainda.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..