Idiocracia

25/02/2021 20:26 - Blog Duda Rodrigues
Por redação
Image

Os últimos acontecimentos  que estamos vivenciando no mundo da política me trouxe uma reflexão: vejo que estamos vivendo tempos de desconfianças e de idolatrar idiotas. Parece contraditório, desconfiar e idolatrar, mas é a verdade.

Para quem se ofende com a expressão, deixe-me explicar... Antigamente na Grécia, os idiotas eram aqueles que eram privados de fazer a gestão ou coisa pública, que não faziam parte da polis, em meias palavras, aqueles que nada sabiam ou entendiam sobre governar, logo, não poderiam exercer cargos públicos.

Existe ainda um paradigma gigante em separar os cientistas sociais dos políticos. Deixamos aqueles que estudam a política fora do processo e colocamos os idiotas para participarem da festa e fazerem da administração uma verdadeira foile. O nome disso é marketing afetivo, a gente se apega aqueles que achamos que vão nos representar, mas não é bem assim. 

Considero a política como um casamento, as eleições é o tempo da paixão, da conquista. Quando o casamento de fato acontece, as máscaras caem e conhecemos os verdadeiros “eus”. Se a política é um relacionamento, que de 4 em 4 anos depositamos nossa confiança naqueles que estão ali para nos servir, quantos anos de provação temos que deixar passar para que a gente tome uma iniciativa? Respondo, zero. Estamos predestinados a pensarmos como idiotas.

Aí eu deixo uma reflexão para todos vocês. Se gostamos tanto de idolatrar e dar poder aos idiotas, qual a nossa função como meros cidadãos? Usar a nossa voz para mudar e cobrar aquilo que tanto almejamos? Ou deixar as nossas indignações no mundo das ideias e continuar elegendo e nos juntando os idiotas que estão no poder? Devemos sempre lembrar das célebres palavras de Karl Marx “Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..