O aplicativo Pardal, criado pela Justiça Eleitoral, recebeu até hoje (8), 136 denúncias de propaganda eleitoral irregular em Alagoas. A cidade que lidera o número de denúncias é Maceió. Em seguida, vem a cidade de Porto Calvo e em terceiro lugar, Rio Largo.

De acordo com as denúncias do aplicativo, Maceió recebeu 30 denúncias; Porto Calvo, 19 e Rio Largo, 16. Água Branca fica em 4º lugar com 13 denúncias.

O aplicativo existe desde 2014, mas foi aprimorado ao longo de cada pleito e, para as Eleições 2020, existem diversas novidades a fim de tornar o seu uso ainda mais funcional.

O objetivo principal é facilitar o trabalho de apuração por parte dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos para atuar como fiscais da eleição no combate à corrupção eleitoral.

Como denunciar

Você pode acompanhar sua denúncia através do protocolo informado pelo órgão, bem como estatísticas e orientações no site 

https://pardal.tse.jus.br/pardal-web

Caso encontre alguma irregularidade, para fazer a denúncia, baixe o aplicativo pela Play Store, em casos de smartphones com sistema Android, ou pela App Store, para quem usa Iphone.