Década de 90, Heloísa Helena era deputada estadual e o estado das Alagoas  pelejava, capengava  com uma situação financeira nebulosa,atrasos  constante de salários e a vida de muit@s servidor@s entrou em déficit.

Tinha eu, servidora pública concursada,  uma casa financiada pela Caixa Econômica Federal, no Conjunto Graciliano, bairro do Tabuleiro do Martins, parte alta da capital Maceió,uma filha pequena para criar e as finanças se equilibrando em uma perna só, solamente.  

E diante da situação de escassez, os débitos iam se acumulando, inclusive do financiamento do imóvel e sem condições de negociação com morador@s desassistid@s (muit@s servidor@s públicos), a Caixa Econômica resolveu pelo mandado de despejo de mais de 200 famílias. Eu,junto com minha filha pequena, também seria despejada.

Foram tempos nelvrágicos,de  profundezas de agonia e quando a polícia chegou para iniciar a evacuação , pedi socorro à então deputada Heloisa Helena, que não contou conversa e junto, com Judson Cabral, também deputado estadual fizeram o enfrentamento com a tropa militar.

Depois da intervenção foi aberto espaço de diálogo  e prazos de negociação com o banco financeiro,  e tendo apoio da minha irmã e da minha eterna amiga , Ana Márcia Ferreira( que raspou a poupança e me emprestou o dinheiro para quitação) consegui conservar o único bem material que tinha.

Faz tempo que não moro mais no Gracialino Ramos. Faz tempo que não vejo Heloísa Helena, mas, este é o registro de gratidão à mulher nordestina arretada que, promove rupturas com a  zona de conforto , exercendo a humanização da política de um jeito bem simples e muito verdadeiro.

Obrigada, Heloisa Helena, por você nutro um imenso respeito e  uma gratidão do tamanho do mundo todo.

Obrigada!