E qual feminismo que luta por espaços práticos de empoderamento para Das Dores e mulheres pretas, ex-reeducandas,igualzinhas a ela?

10/08/2020 15:07 - Raízes da África
Por redação
Image

Das Dores é uma ex-reeducanda e foi  a primeira  a ser eleita delegada na   1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres,  para levar a voz das mulheres encarceradas para 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, que aconteceu, em Brasília,ano de 2017.

A participação da Das Dores nasceu da  iniciativa do Instituto Raizes de Áfricas, com o apoio da SERIS.

Das Dores viajou eufórica, numa alegria  difícil de medir, coração saindo pela boca. Foi a primeira vez que andou de avião. Foi a primeira vez que ultrapassou os portões da invisibilidade que marca a trajetória das mulheres pretas,presas. Foi a primeira vez que deu entrevista para jornalistas da Secretaria Nacional de Saúde. Brilhou feito estrela.- Me senti muito poderosa!- confessa

No dia 25 de julho, dia nacional da mulher negra e de Teresa de Benguela foi recepcionada pelo secretário do gabinete civil do governo do estado, Fábio Farias.

Em fevereiro de 2020, em um ônibus , encontrei Das Dores ,ela com uma alegria genuína,  me apresentou ao motorista tecendo  fartos elogios. Perguntei-lhe da vida e disse que desempregada passou a vender tapioca na porta de uma secretaria.

Das Dores não é mais uma menina de colégio e vender tapioca sol a sol é um processo de sobrevivência desgastante, exaustivo.

Fiquei feliz de encontrá-la, mas, também muito triste. Das Dores é um mulher quase idosa, pobre, preta e ex-reeducanda e, sofre  uma invisibilidade social de uma crueldade sem tamanho.

Lembrei muito dela nesse período pandêmico e de exceções gritantes.

Quais as políticas de inserção, em   parceria com a iniciativa privada, que o Estado fomenta , para possibilitar  oportunidades e possibilidades na vida de ex-reeducandas, nesse mundão de Deus?

E qual feminismo que  luta por espaços práticos de empoderamento para  Das Dores e mulheres pretas, ex-presas igualzinhas a ela?

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..