O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima, localizado no Centro de Arapiraca, começou a funcionar na tarde desta quarta-feira, dia 17. A nova unidade de saúde para tratamento de pacientes com Covid-19, foi possível após requisição administrativa da Maternidade Nossa Senhora de Fátima por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
A assessoria de Comunicação da Sesau informou que a secretaria está contratando, também, a construção de um novo Hospital de Campanha, que será montado ao lado da Central de Triagem, próximo do Ginásio João Paulo II.
A maternidade passou por mudanças em seu perfil assistencial e está apta a atender exclusivamente pessoas contaminadas pelo novo coronavírus. O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes Lima tem à disposição, nesta primeira fase, 26 leitos, sendo 24 deles clínicos e dois de estabilização. Os leitos de estabilização são dotados de monitores, bomba de infusão e ventiladores mecânicos. Nas fases seguintes, o hospital chegará a 66 leitos.
Para prestar atendimento à população, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas estão atuando na linha de frente da assistência.
Acesso
O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima não é porta aberta e, por isso, para ter acesso ao atendimento é preciso ter passado, inicialmente, pelas unidades sentinelas do município de Arapiraca ou pela Central de Triagem. Posteriormente, a Central de Regulação de Leitos da Sesau recebe todas as solicitações de pacientes que precisam ser internados para tratamento. Após receber o pedido, a Central faz a busca ativa na rede de leitos e, com a confirmação da vaga, avisa à unidade solicitante que o paciente vai ser transferido.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, destaca que o Governo tem ampliado com frequência a quantidade de leitos exclusivos para o tratamento da doença. “O Hospital de Campanha Dr. José Fernandes de Lima é mais um importante apoio para seguirmos enfrentando a Covid-19. Para colocá-lo em funcionamento, o Governo de Alagoas entrou em acordo com os proprietários, definimos toda a tramitação e asseguramos mais leitos para Arapiraca e região. Estamos falando de mais 66 leitos exclusivos para quem precisa do tratamento adequado”, destaca.
*Com assessoria