Mais uma unidade de saúde para combate ao novo coronavírus foi entregue em Alagoas. Dessa vez, para o interior do estado. O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, entregaram, neste sábado (13), a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais de Arapiraca.

A estrutura foi montada no Ginásio João Paulo II, na Praça Ceci Cunha, Centro da cidade, e vai atender a população do segundo maior município de Alagoas e mais 45 do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, que integram a II Macrorregião de Saúde. Com capacidade para atender até 150 pessoas por dia, o equipamento conta com quatro consultórios, oito poltronas de medicação, área de espera para 100 pessoas. O horário de funcionamento inicial é das 7h às 19h, todos os dias, mas posteriormente funcionará 24h.

Segundo Renan Filho, o objetivo da unidade de Arapiraca é facilitar a realização de testes, dar um diagnóstico precoce e iniciar o tratamento para que as pessoas não precisem ser hospitalizadas. Para ele, a instalação da Central de Triagem se fez necessária porque os órgãos de saúde esperam um avanço no número de casos no interior de Alagoas.

Além dessa nova unidade, o Agreste alagoano ainda vai receber mais duas: na próxima semana, o secretário Alexandre Ayres garantiu que será estruturado um hospital de campanha também no Centro de Arapiraca, com 60 leitos clínicos. O outro equipamento será o Hospital Metropolitano, com previsão de início da construção para 100 dias.

Na segunda-feira (15), como forma de reforçar o sistema de saúde, o Estado vai ainda abrir 40 leitos de enfermaria no hospital Nossa Senhora de Fátima. O hospital vai contar com uma equipe de 250 profissionais, a fim de tornar um centro especializado de combate à Covid-19. Outros leitos serão entregues ainda nos municípios vizinhos, para evitar o colapso da saúde em Arapiraca. Além disso, outra Central de Triagem será entregue em Santana do Ipanema também no dia 15.

*Sob supervisão da editoria