Os números de casos positivados da Covid-19 em Alagoas seguem crescendo vertiginosamente e o cenário ainda é preocupante. De acordo com dados das secretarias estaduais de Saúde, analisados pela plataforma Covidômetro, a cada 56 minutos um novo caso da doença é registrado no estado, colocando Alagoas em primeiro lugar entre os estados do Nordeste com o maior avanço da doença, ficando, inclusive, acima da média do país, que é de um caso a cada 2 horas.
O Covidômetro é uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba, cujo dados são calculados com base na velocidade média diária do número de novos casos e mortes na proporção de 100 mil habitantes, considerando a diferença populacional e permitindo comparações entre as velocidades médias referentes ao Brasil, estados e também entre os municípios.
Alagoas também está entre os primeiros colocados no ranking entre os estados do Nordeste que contabiliza maior aumento no número de casos nos últimos 14 dias, ficando em quarto lugar com 11.144 casos, uma média de 288 casos por cada 100 mil habitantes, atrás apenas dos estados do Ceará, Maranhão, Bahia e Paraíba, segundo apontam dados até 10 de junho da plataforma Covid19br, elaborada pesquisador Wesley Cota, da Universidade Federal de Viçosa (MG).
Em relação às cidades dos Nordeste, Maceió aparece em terceiro lugar com maior número de casos registrados nos últimos 14 dias, com 4.455 casos, atrás apenas de Salvador (BA) e Fortaleza (CE). Já ao que se refere a incidência da transmissão da Covid-19 entre os municípios alagoanos nas últimas duas semanas, Satuba segue em primeiro lugar com mais de 1.400 casos, seguido de Marechal Deodoro e Jequiá da Praia. Confira o gráfico.