O ponto de desembarque do coronavírus no Brasil ocorreu em grandes capitais, logo em seguida chegou em estados de médio porte e sem tanta estrutura, rapidamente se espalhou dos bairros mais ricos até as periferias das capitais e agora avança rapidamente pelo interior do país. Conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), divulgados no boletim epidemiológico desta terça-feira (26), há registros de infectados em 96, das 102 cidades de Alagoas, atingindo assim 92% dos municípios.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e com o Painel Covid-19 de Alagoas, elaborado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), os municípios de Satuba, Santa Luzia do Norte e Jequiá da Praia são os que apresentam atualmente as maiores taxas de incidência de pessoas contaminadas pela Covid-19 a cada 100 mil habitantes.

A pacata e pequena cidade de Satuba, localizada a 22 km de distância da capital, possui uma população estimada de aproximadamente 14 mil habitantes e registra 115 casos de Covid-19 confirmados.

Por ser uma síndrome respiratória com características aguda, alguns pacientes que testam positivo para Covid-19 podem sentirem ou são acometidos pela insuficiência respiratória, com isso, esses pacientes procuram as unidades de saúde para que possam receber atendimento médico necessário e caso haja a necessidade, conforme avaliação médica, poderá ser entubado, para que possa respirar com tranquilidade.

É baseado no sintoma de insuficiência respiratória, sendo ele um dos mais graves da Covid-19, que há a preocupação de boa parte dos especialistas com o avanço do vírus para as cidades do interior, pois são poucos os municípios que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI), adequadas para que possam prestar assistência a estes pacientes.

Conforme um levantamento feito pelo CadaMinuto junto com a Sesau, no interior do estado há apenas 55 Unidades de Terapia Intensiva (UTI), sendo 32 na cidade de Arapiraca, 16 em Coruripe e 7 na cidade de São Miguel dos Campos.

A Sesau destacou preocupação em buscar encontrar soluções para o problema e garantiu que  mais 16 leitos de UTI estão em fase final, sendo mais cinco deles localizados na capital do Agreste, em Arapiraca, outros cinco na cidade de Santana do Ipanema, no Sertão do estado e outros seis leitos em Palmeira dos Índios.

Vale destacar que cidades localizadas no Sertão e que não possuem UTI apontam um elevado número de infectados. A cidade de Santana do Ipanema registra 60 casos, São José da Tapera com 23 infectados e seguida de Olho d´Água das Flores que registra 21.

O médico Diogo Borba, especialista em clínica médica, afirmou que neste momento é fundamental fica em casa, pois o sistema de saúde já aponta sinais de que não suportara tanto contaminados em um único momento. “É o momento do isolamento social. Para nos proteger, precisamos do estado. É fundamental garantir o funcionamento do sistema de saúde, ficar em casa é a nossa forma de proteger o SUS”.

*Sob supervisão da editoria