O secretário Alexandre Ayres, titular da pasta da Saúde estadual, realizou mais uma entrevista coletiva online nesta sexta-feira, dia 15, onde além de falar sobre a inauguração do Hospital Metropolitano, ocorrida nesta manhã, apresentou os números do Boletim Epidemiológico.
Conforme o documento, o estado está hoje com 3.212 casos confirmados de pessoas infectadas com o novo coronavírus e as mortes em decorrência da Covid-19 já são 187, com uma taxa de letalidade de 5,8%.
A respeito do decreto que segue até a quarta-feira, dia 20, o secretário disse que ele e o governador Renan Filho estão em conversas diárias com infectologistas para ver quais as medidas serão adotadas, devido ao crescente número de casos em todo o estado.
O secretário comentou que semana que vem entregará novos leitos em Palmeira dos índios e em Santana do Ipanema.
Ayres destacou que, hoje, o bairro da Ponta Verde está com 150 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, seguido pela Ponta Grossa com 141 casos, Benedito Bentes com 133, Cidade Universitária com 127, Jacintinho com 123, Tabuleiro dos Martins com 117 e Vergel do Lago com 100 casos.
Ayres lembrou ainda que, na segunda-feira, dia 18, será aberta a Central de Triagem do Benedito Bentes o que deve desafogar a Central do Sesi, já que, segunde ele, muitas pessoas da parte alta procuram os serviços.
O secretário, no entanto, lembrou que “o poder público tem feito atendimentos, abrindo novas portas, mas, o cidadão tem o papel de protagonismo, precisa permanecer em sua casa e só sair se for necessário e sempre utilizando máscaras”, recomendou Ayres.
A respeito da distribuição de EPIs, o titular da pasta da Saúde comentou que semanalmente há distribuição de equipamentos e não tem nenhum tipo de informação sobre carência, lembrando que mais de 2 milhões de EPIs foram distribuídos.
O secretário reforçou que o Hospital Metropolitano vai funcionar nos mesmos moldes que o Hospital da Mulher e os pacientes serão encaminhados pela Central de Triagem.