O Governo do Estado analisa nesta quarta-feira (13) a curva epidemiológica do número de casos de coronavírus em Alagoas para decidir as próximas ações de enfrentamento da doença. Durante o anúncio da abertura do Hospital Metropolitano, que ocorre sábado (16) e atenderá 100% as vítimas de Covid-19, o governador Renan Filho ressaltou que as medidas de isolamento podem ser endurecidas.

A entrega da nova unidade foi antecipada para garantir a expansão de leitos em Alagoas, principalmente das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). O Metropolitano tem a disponibilidade de 160 leitos, sendo 130 enfermarias e 30 UTIs.

No entanto, o número de casos no estado vem aumentado a cada 24h da divulgação do Boletim Epidemiológico, o que ressalta a necessidade do cumprimento do isolamento social. Renan Filho voltou a reforçar que a doença é traiçoeira e afeta cada cidadão de formas diferente, inclusive dentro de uma mesma família.

“As medidas precisam ser cumpridas pelo cidadão, que será a  maior vítima caso não cumpra e esse tem sido o grande drama dessa pandemia. Mesmo com o maior investimento já visto na área de saúde em Alagoas, não será suficiente, assim como não suficiente no mundo inteiro e no Brasil estamos vendo as dificuldades de São Paulo”, completou ele.

O governador afirmou que estuda endurecer ainda mais as medidas de isolamento em todo estado, que registrou ontem 150 mortes. Segundo Renan Filho, sem o isolameno adequado, a tendência é aumentar ainda mais o número de mortes com a lotação das unidades de saúde disponíveis, já que o estado ainda não chegou no pico da doença. 

Lockdown

Renan Filho voltou a ser questionado sobre o funcionamento do Lockdown em Alagoas e respondeu que é uma medida mais rigorosa e que não depende apenas de sua decisão única, mas das recomendações feitas pelos médicos e especialistas, que acompanham diariamente a evolução dos casos.

Além disso, ele destacou que é preciso analisar a forma como medida foi aplicada nos outros estados, pontos de acertos e erros, para avaliar o funcionamento.