Após o fechamento das unidades de saúde particulares para o recebimento de novos pacientes com Covid-19, a população tem recorrido às unidades públicas no estado, principalmente em Maceió que concentra a maior parte dos casos.
Conforme a atualização do Boletim de Ocupação, as Unidades de Pronto Atendimento em Maceió também estão com 100% dos leitos ocupados. Na UPA do Trapiche tem oito leitos clínicos e quatro leitos intermediários todos com pacientes em tratamento contra o coronavírus.
No Benedito Bentes a realidade é a mesma. Na unidade tem 10 leitos clínicos e mais 5 leitos intermediários ocupados. No Jacintinho a ocupação chegou a 100% também. Já na UPA do Tabuleiro do Martins, onde tem 4 leitos intermediários, dois estão ocupados. No entanto, nos leitos clínicos os casos de internação ultrapassou a disponibilidade de 10 acomodações, e tem 12 pacientes.
No interior, a maior taxa de ocupação na Unidade Pronto Atendimento é no município de São Miguel dos Campos, que tem 7 leitos de UTI, com 6 ocupados, e 1 leito intermediário ocupado. Em Arapiraca, dos 43 leitos clínicos, 20 estão ocupados.
Hospitais particulares
A Santa Casa de Maceió foi o primeiro hospital a comunicar que estava com sua capacidade máxima para o recebimento de novos pacientes coma Covid-19. Nesta segunda-feira (11), o Hospital do Coração de Alagoas informou que encerrou temporariamente atendimento de emergência na unidade.
Em nota divulgada em suas redes sociais, o hospital afirma que está com 100% de suas Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) ocupadas.