Com 83 casos confirmados e cinco óbitos, Alagoas mostra que está aumentando o número de casos da covid-19 com o passar dos dias mesmo com o isolamento social. No estado, mais de 700 testes foram feitos no Laboratório Central de Alagoas (Lacen) até agora. Porém, prioritariamente, as coletas são testadas para casos considerados extremamente graves, graves e de pessoas que estão internadas com a doença. É o que informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) ao Cada Minuto.
Segundo a Sesau após coletar os testes nessas pessoas, em seguida, vem os testes de profissionais de saúde que estão atuando neste enfrentamento à pandemia.
Ainda segundo a Sesau são feitos 40 testes diariamente. Com o aumento da capacidade, já foram feitos de entre 40, passando por 70 testes até 100 testes em um dia.
Com relação aos testes que foram feitos em comunidades pobres e na periferia da capital e do interior, a Sesau disse que os testes feitos no Lacen compreendem às demandas que chegam tanto da capital quanto do interior.
Sobre os municípios que precisam mais de atenção, o órgão disse que o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde mostra que Maceió é o município com maiores números de casos confirmados.
Em seguida, vem os municípios de Marechal Deodoro, com 03 três casos; Rio Largo, 02 casos; Porto Real do Colégio, Boca da Mata e Satuba registram 01 caso, respectivamente.
Sesau e Ministério da Saúde
A Sesau informou que abastece o Ministério da Saúde com as informações referentes ao boletim epidemiológico, relatando toda a situação sobre o coronavírus em Alagoas.
De acordo com o órgão, as reuniões acontecem semanalmente e tratam sobre o andamento das estratégias de combate ao novo coronavírus, bem como a importância do isolamento social, acompanhamento da estruturação da rede hospitalar para atender aos pacientes suspeitos e confirmados com a doença.