“O sentimento que tenho é que a população acha que já está imunizada, e a ficha só vai começar a cair para essas pessoas quando as mortes começarem a ter nomes” lamentou o secretário de Saúde Alexandre Ayres em entrevista Á TV Cidadã, nesta quarta-feira, dia 15.

Ayres conversou sobre as ações tomadas à frente da pasta para enfrentar a pandemia do coronavírus e também sobre o uso cloroquina para os pacientes internados com Covid-19, a compra de 20 mil testes e explicou o funcionamento da Unidade de Urgência para Síndromes Gripais, situada Ginásio do Sesi.

O secretário foi enfático ao abordar o abrandamento do isolamento social de algumas pessoas que insistem em circular em vias públicas e disse que “o Covid-19 não é uma invenção da China, da rede de televisão, dos governadores. É uma situação que realmente está acontecendo e não escolhe sexo ou classe social”.

Incomodado e preocupado com a propagação de Fake News Ayres falou que as redes sociais “estão povoadas de pseudomédicos, pseudojornalistas, e trazem, por muitas vezes, pânico e dúvidas para a população” e destacou que as medidas tomadas são embasadas na ciência e afirmou ter plena convicção que “as medidas tomadas fizeram com que Alagoas tivesse, lá no começo, números muito baixos do que, por exemplo, Pernambuco que tem maior número de casos”.

Cloroquina

A decisão de fazer uso da cloroquina no tratamento de doentes da Covid-19, o secretário comentou que a decisão foi tomada após conversas infectologistas e com o Ministério da Saúde (MS), e assim foi publicada a portaria 3264 que regulamenta o uso e falou que serão tomados todos cuidados na prescrição e a utilização será a critério médico. “O que vamos fazer é a distribuição”, explicou

O medicamento será usado em pacientes suspeitos e confirmados que apresentam situação grave. NO entanto, pacientes em estado grave, mas com problemas cardíacos não poderão usar. “Isso é fato e a ciência diz isso”, reforçou o secretário.

Os testes

A subnotificação é muito perigosa por isso temos buscado ampliar a realização dos testes. Nessa quarta-feira (15) estamos recebendo uma remessa de cinco mil testes de São Paulo.

A Unidade de Urgência para Síndromes Gripais, que será um Centro de Triagem irá proporcionar a rápida identificação de pessoas infectadas “e quanto mais rápido você identificar o paciente positivado, mais rápido você pode isolar e assim evitar o contágio, o crescimento da curva”.

Também foi efetuada a compra de 20 mil testes e, segundo Ayres, estão chegando cinco mil testes rápidos que serão realizados no Centro de Triagem para testar profissionais de saúde e outros profissionais da segurança pública.