Dez profissionais da saúde de Alagoas que estavam atuando no enfrentamento à covid-19 foram afastados das funções para tratamento da doença. A informação foi confirmada ao Cada Minuto pela assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na manhã desta terça-feira (14).
Os profissionais, de acordo com a Sesau, precisaram ser afastados para tratamento já que foram contaminados. A Sesau não especificou quais as funções de cada um deles.
O secretário da Sesau, Alexandre Ayres, afirmou que os profissionais não foram contaminados por falta de equipamentos. “A compra de EPIs foi para os profissionais. Antes do respirador, a gente precisa do profissional tratando”.
Decreto será prorrogado?
Em entrevista à rádio Difusora na manhã de hoje, Ayres comentou sobre o decreto governamental que vai até o dia 20 em Alagoas e disse que ele é feito com base nas discussões técnicas. Segundo ele, a tendência é que o decreto seja prorrogado. “É algo que o Governo vai decidir, mas acredito que seja prorrogado”, disse Alexandre.
Seis dos afastados são do Samu
Ainda de acordo com a Sesau, seis dos profissionais afastados são do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Em contato com o Samu, o Cada Minuto recebeu uma nota afirmando que “os profissionais testados positivos para covid-19 estão em isolamento social domiciliar, conforme indicado pelo Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
Ainda em nota, o Samu reforçou que “o setor de Saúde Ocupacional do órgão também está atento e atuando para os servidores que apresentem sintomas relacionados ao coronavírus sejam encaminhados para teste específico e esses profissionais também estão sendo afastados e orientados a ficar em isolamento domiciliar”.
Sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), o Samu disse que eles estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS.