Foi confirmada nesta quarta-feira, dia 08, pela  Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)  a terceira morte por Covid-19 em Alagoas. O número de casos confirmados subiu para 37 havendo ainda a ocorrência de 261 casos suspeitos e 589 descartados.

Segundo a assessoria de Comunicação da Sesau, o terceiro óbito trata-se de uma idosa de 77 anos, que residia em São Paulo, estava em Maceió para visitar familiares e morreu no Hospital Veredas.

Conforme o relato de familiares, a vítima esteve na cidade para visitar familiares e sete dias após chegar à capital alagoana, ela apresentou os primeiros sintomas da Covid-19, disse a assessoria.

No último dia 29 de março, a vítima procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho. Ao dar entrada no serviço de saúde, ela alegou estar com um desconforto respiratório, sentindo falta de ar, de acordo com o prontuário médico, com sintomas leves, não havendo a necessidade do uso de ventilação mecânica.

No mesmo dia, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) foi acionado, notificou o caso suspeito e coletou material biológico para a realização do exame laboratorial. Após ter passado por todos os procedimentos, a idosa de 77 anos foi transferida para o Hospital Veredas, no dia 2 de abril.

Um dia depois, no dia 3 de abril, o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) divulgou que o exame apresentou resultado positivo para a Covid-19. A aposentada estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Veredas e, no último dia 4, precisou ser entubada, evoluindo para óbito quatro dias depois.

Casos confirmados

Quanto aos casos confirmados, 31 residem no Estado, sendo 27 em Maceió e quatro no interior, uma vez que Porto Real do Colégio tem um caso, Marechal Deodoro aparece com dois e Palmeira dos Índios surge um caso. As outras seis pessoas que testaram positivo para a Covid-19 residem no Rio de Janeiro (2), em Brasília (2) e em São Paulo (2).

Mortes

A primeira morte, confirmada no dia 31/03, foi de um aposentado de 64 anos; já a segunda, cujo resultado foi divulgado no dia 03/04, foi também de um aposentado de 78 anos.

 

*Com assessoria