Em meio a um fluxo muito grande de informações no que se refere à prevenção e combato ao novo coronavírus, a população parece estar atenta aos cuidados que precisam ser tomados. O Cada Minuto recebeu uma denúncia e várias reclamações por parte dos clientes, de que funcionários de um grande supermercado estariam trabalhando sem materiais de proteção, como máscara e luvas.

Os consumidores ficaram insatisfeito com, segundo eles, a falta de cuidado dos gestores da empresa com os trabalhadores. Mas em resposta a essas reclamações, a assessoria do supermercado respondeu que está seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e reforçou a higienização de todas as áreas de circulação, bem como a limpeza dos carrinhos de compras.

De acordo com o médico infectologista Fernando Pedrosa, a atitude do supermercado é coerente com as indicações dos órgãos de saúde: “Não há obrigatoriedade dos funcionários, do ponto de vista sanitário, estarem usando máscaras. Esses equipamentos precisam ser utilizados por pessoas doentes ou que lidam diretamente com um infectado”. 

Segundo o Ministério da Saúde, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis. O órgão ainda reforça que a utilização de máscaras seja feita apenas por pessoas doentes, casos confirmados de COVID-19, contatos domiciliares e profissionais de saúde.  

A empresa explicou ainda que não está distribuindo máscaras ou luvas para os funcionários porque segue essas orientações do órgão federal, restringindo o uso desses equipamentos para pessoas que estão inseridas nesses grupos e evitando a aquisição de um produto que pode fazer falta para quem realmente precisa. “Neste momento precisamos ser solidários com médicos, enfermeiras e pacientes que estão necessitando de EPIs diariamente, para que esse material não falte para quem realmente precisa”, afirmou a assessoria.