O Sindicato dos Médicos de Alagoas (SINMED) emitiu um comunicado neste sábado (21), solicitando ao governo de Alagoas o afastamento ou realocação do seu quadro de médicos que se enquadram no grupo de risco do novo coronavirus (Covid-19), para que estes não fiquem em estado de vulnerabilidade ao se expor ao vírus.

De acordo com o presidente do SINMED, Marcos Holanda, a exposição em excesso do profissional da saúde pode gera um colapso na rede pública de saúde, e que a solicitação visa garantir a segurança e preservar a saúde dos médicos.

Ele ressalta que, se um desses profissionais for infectado, a perda resulta não só na falta de um “servidor que poderia estar contribuindo com o atendimento, ainda que remoto, com orientações”, ainda seria necessário ocupar mais um leito de UTI ou UCI que já se encontra em número reduzido.

O pedido foi encaminhado seguindo as normas e orientações do Ministério da Saúde, das sociedades especializadas e do Conselho Federal de Medicina, que busca preservar pelo bem-estar do Estado e da população que utiliza com freqüência o sistema público de saúde.

*com informações SINMED