O Sindicato dos trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev) acionou o Ministério Público Federal (MPF) para tentar impedir a suspensão dos plantões de fiscalizações em finais de semana e feriados no Porto e no Aeroporto de Maceió, realizadas pela Agência Nacional de vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com o funcionário da Anvisa e diretor do Sindprev, Célio dos Santos, não faz sentido suspender as fiscalizações ainda mais num momento de pandemia do coronavírus. Ele classifica como “essencial” o serviço do órgão e disse que sem os serviços, há ainda a perda de informações sobre o voo ou navio e de onde vêm os passageiros.

Acionar o MPF, segundo Célio, é para exigir um posicionamento e pedir uma justificativa à Anvisa sobre a decisão de suspender os plantões. “Queremos que o Ministério Público alinhe as ações com a coordenação em Alagoas para evitar que a saúde das pessoas esteja em risco ainda mais nos fins de semana e em feriadões com dois ou três dias sem essa inspeção”, acrescentou o diretor do Sindicato.

O Cada Minuto tentou falar com a assessoria da Anvisa para saber o motivo da suspensão dos plantões, mas não conseguiu contato.

*Com informações da Assessoria.