O Covid-19 faz parte da família de vírus cujo principal sintoma é a infecção respiratória, o coronavírus foi descoberto no final do ano passado quando foram confirmados alguns casos na China. O período que leva para o vírus incubar-se no organismo é de 2 a 14 dias. O número de infectados no Brasil e no mundo cada dia aumenta.
Segundo a plataforma IVIS (Plataforma integrada de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde) os últimos dados sobre o Covid-19 são, no Brasil são 1.422 casos suspeitos e 77 confirmados, a região mais afetada pelo vírus é o Sudeste do país com 948 casos suspeitos e 60 confirmados.
Na região nordeste totalizam 143 casos suspeitos e 5 confirmados, um dos casos confirmados se encontra no estado de Alagoas. Na semana o Ministério da Saúde decidiu junto a Anatel uma ação para conscientizar a população sobre o coronavírus. Para essa ação foi solicitado a participação das empresas de telecomunicações para que fosse enviado MMS (Mensagens de Serviço Multimídia) aos usuários, que são definidos pela OMS para que recebam esses alertas.
A proposta consiste em disparos de mensagens aos usuários onde encontrarão um link que levará à página do Ministério da Saúde, onde encontrarão informações sobre o Covid-19 e como proceder em caso de que sinta algum sintoma que pode levar a um resultado positivo.
O propósito dessa ação é alertar cada vez mais aos cidadãos sobre o vírus, os sintomas, como solicitar ajuda e alertar sobre as fakes news, os alertas começaram a ser disparados esta semana pelas operadoras de telecomunicações.
As empresa já participam de ações parecidas, neste caso o foco dos alertas é sobre possíveis desastres naturais como por exemplo as chuvas de granizo, os alagamentos e entre outros desastres naturais. Caso o usuário tenha dúvidas sobre esses alertas ou queiram mais informações eles poderão entrar em contato com a central de atendimento das operadoras.