Abaixo republicamos um trecho da análise da historiadora e professora da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), Glaucia Assis,em matéria jornalistica sobre feminicídio e a importância do debate sobre gênero nas escolasfeminicidio:
“Ao discutirmos as relações de gênero nas escolas,estamos discutindo como educamos meninos e meninas para a cidadania, para o respeito à diferença, respeito às mulheres, respeito à equidade de gênero, à igualdade de gênero. O que a gente quer dizer com isso é que a escola é lugar para discutir, sim, violência contra as mulheres, é lugar de ensinar os meninos outras masculinidades menos agressivas, é lugar de ensinar os meninos que as mulheres não são propriedade dos homens.
A cultura da violência começa quando os meninos são ensinados, pela TV, pelos meios de comunicação, que as mulheres são, de alguma forma, sua propriedade, o que não são. Às mulheres pertencem seus corpos, o direito ao trabalho, o direito à família e o direito à separarem-se dos companheiros quando não os querem mais. A escola pode ser um espaço muito importante para a prevenção da violência, lugar que vai educar para relações de gênero menos violentas. Por isso, gênero deve ser discutido nas escolas, na formação de professores, com funcionários, com o corpo técnico, com as meninas e os meninos, com os adolescentes.
A escola tem que ser um espaço de uma educação de gênero que favoreça a equidade de gênero”- diz a historiadora.
Saiba mais: https://catarinas.info/o-feminicidio-de-elenir-fontao-e-a-importancia-do-debate-sobre-genero-nas-escolas/