Jogadas do atraso no futebol brasileiro

08/12/2019 19:57 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

Porque hoje é domingo, tem futebol na pauta do brasileiro – com a exceção dos que abominam o esporte mais popular do planeta. O Cruzeiro das Minas Gerais finalmente conseguiu chegar à segunda divisão. Fez um tremendo esforço durante todos os jogos que disputou. Em 2020, o time de Thiago Neves e Fred será adversário dos nossos CSA e CRB na segundona. O Ceará escapou da queda. E eu quase torcia contra o time nordestino – porque afinal o treinador Argel Fucks fez o que fez, deixando claro seu caráter duvidoso.

No jogo que sacramentou o rebaixamento do Cruzeiro, que mais uma vez perdeu em casa, desta vez para o Palmeiras, por 2 a 0, houve confusão nas arquibancadas. Embora a coisa tenha sido contida pela PM, sem violência nem abuso da força bruta, houve as tais cenas lamentáveis por parte dos mais exaltados. Como sempre, valentões botam pra fora todo o ressentimento de suas vidinhas medíocres.

É o que eu penso quando vejo marmanjos arrancando cadeiras e jogando no gramado. O mesmo vale para a histeria dos que procuram briga diretamente com os policiais que tentam evitar o tumulto. Já na reta final do jogo no Mineirão, um bando de desajustados estava decidido a provocar um incidente mais grave. E olhe que a partida teve torcida única por decisão da Justiça mineira.

Na verdade, o jogo não chegou ao fim na contagem normal do relógio. Devido ao clima tenso nas arquibancadas, com ameaça de invasão do gramado, o juiz encerrou a partida aos 42 minutos, mais ou menos. Ninguém do Cruzeiro reclamou porque, àquela altura, a parada estava liquidada. Além de perder para o Palmeiras, os mineiros sabiam que o Ceará empatava com o Botafogo.

Enquanto isso na Vila Belmiro, o Santos de Jorge Sampaoli fulminava o Flamengo de Jorge Jesus. E foi de goleada, 4 a 0. Uma vitória santista seria algo perfeitamente natural, mas com um placar esticado como foi, aí sim houve surpresa. Atarantados comentaristas, nos variados canais esportivos, batem cabeça para “explicar” o Peixe arrasador sobre o Mengo. É um campeonato de marmotas.

Em Maceió, o CSA encerrou sua participação na chamada elite do futebol nacional com mais uma derrota. Perdeu para o São Paulo por 2 a 1. Claro que a missão era duríssima para o Azulão. Manter-se na Série A é um desafio que requer soluções acima da média. Como diria um certo filósofo das quatro linhas, nenhum time sobe na tabela se não arriscar uma estratégia “fora da zona de conforto”.

O ano de 2019 marcou a estreia do árbitro de vídeo no Brasileirão. E o VAR, como é conhecido mundo afora, provocou uma antologia de exotismos, baixarias e “desabafos” descabidos por parte de jogadores, treinadores e cartolas. A cada entrevista coletiva, depois dos jogos, já sabíamos que haveria um desfile de “indignados”, todos a condenar as decisões a partir da nova tecnologia.

Houve até dirigentes de clubes que tentaram anular jogos, sob a alegação de erros graves cometidos pelo VAR. Tudo chororô de mau perdedor. Ao longo de toda a temporada, a repetição tediosa de ataques verbais contra juízes e bandeirinhas confirma o atraso mental dos que fazem o futebol no país da feijoada. Aqui, basta a bola correr, e jogadores já estão berrando no ouvido do árbitro.

Finalmente, fechando esta resenha, comento a notícia sobre um novo Centro de Treinamento para o CSA. Despejada do Mutange, graças ao ataque da Braskem no subsolo da região, a cartolagem do clube anuncia que Rio Largo será a sede do CT a ser construído. Num vídeo, o presidente Rafael Tenório celebra um tipo de parceria com o prefeito Gilberto Gonçalves... Que não saia um gol de mão.

Fecharia a resenha no parágrafo acima, como escrevi, mas tenho de registrar algo mais. O Brasileirão começou e terminou sob o signo de sempre. Desorganização no calendário, rasteira contra o torcedor e armações entre cartolas e torcidas organizadas. Tudo isso é muito velho e muito atual entre nós. Como não dá pra esconder os fatos, 2020 promete mais da mesma bola fora.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..