Entro no Procon e espero , pacientemente, a recepcionista voltar de um atendimento para fazer minhas indagações.
A moça, muito jovem, chega, se ajeita em sua cadeira giratória e espio o tempo para iniciar o diálogo. Pergunto-lhe qual o procedimento para formalizar uma denúncia.
E ela, antes de me responder me lança uma dose farta de enfado, entre bocejos. E movendo o corpo em uma cadeira giratória, pergunta- A senhora tem as cópias e a original dos documentos x e y?
Disse que não, e a recepcionista em gira-gira de cadeira, quase frenético ( minha tonteira aumentou. Seria um teste drive?), asseverou que sem os documentos nada seria possível.
Um tanto educada para a situação, acatei o posicionamento da moça, assegurando que tomaria providênncias mas, saí dali pensando na linha tênue que separa os excessos de bocejos e falta profissionalismo, da má educação, e de como muitas bancadas de recepções institucionais carecem ser qualificadas.
É isso!

Raízes da África