Em 2014, como ato político de  reconhecimento, o ex-deputado federal,alagoano Mauricio Quintella Lessa indicou  o trabalho de ativismo preto do Instituto Raízes de Áfricas , para o recebimento da maior honraria da Câmara dos Deputados, a Medalha de Mérito Legislativo.
A solenidade aconteceu  dia 26 de novembro de 2014, no Salão Negro do Congresso Nacional.
E contou com  participação de representantes do povo negro do DF/Brasília, em especial a referência histórica do movimento negro de Brasília, Graça Santos, Margareth Rose e Giovanni Harvey, e-Secretário Executivo de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.
Um "tbt inesquecível.
O que é a Medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados?
É uma forma de homenagear personalidades, brasileiras ou estrangeiras, que realizaram ou realizam serviço de relevância para a sociedade. Pode ser um cientista, um político, um ator, um cantor, um religioso, enfim qualquer pessoa que em certo momento da história do País realizou trabalho que teve repercussão e recebeu a admiração do povo brasileiro.
Por que a Câmara dos Deputados tomou a decisão de fazer essa homenagem?
Na Câmara dos Deputados estão os representantes do povo brasileiro. Nada mais justo que esses representantes, em sua relação com a sociedade, façam um reconhecimento do trabalho dessas pessoas que colaboram com o desenvolvimento do nosso Brasil.