Na manhã do  dia 14 de novembro,em União dos Palmares,a coordenadora do Instituto Raízes de Áfricas, Arísia Barros  fez o discurso de abertura da  solenidade de inauguração do acesso à Serra da Barriga/Quilombo dos Palmares 
Além de fazer uma releitura política do mês da consciência negra, em  seu discurso, propôs ao governador Renan Filho, edições do Governo Presente nos quilombos.
"É preciso  ir além das festividades no novembro da consciência negra.Consciência negra é fazer enfrentamento diário e sair do lugar comum e investir em políticas públicas.
A realização do Governo Presente nos quilombos , além de levar diversas ações e serviços de saúde , cidadania, informações sobre prevenção de doenças,  disponibilização de  exames e consultas especializadas  será palco de escuta de  protagonistas destes territórios e essa  escuta servirá como diagnósticos  necessários para busca de soluções."
 
Ao ouvir a proposta Renan Filho fez sinal de positivo e exclamou: Boa!
Quem sabe a partir de 2020 , Alagoas terá o Governo Presente nos quilombos alagoanos?
Quem sabe?