A preta Clésia Raiza da Silva tem 17 anos é filha da Izabel Silva e do José Amaro, agricultores de um assentamento do Movimento Sem Terra,o Massangano, próximo a cidade Maragogi Maragogi, no litoral norte de Alagoas.
O assentamento Massangano, onde mora Clésia, é uma das grandes conquistas do Movimento Sem Terra. As famílias conseguiram a demarcação de seus lotes pelo Instituto de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).
E no seu cotidiano de muitas precariedades, Clésia escreve versos de resistência: " orgulho eu tenho de ser descendente desse povo guerreiro(...) É isso que precisamos fazer nos amar, nos armar. Nos amar na canção, nos amar com livros, nos amar com papel e caneta na mão"
Clésia, 17 anos, moradora de um assentamento dos Sem Terra faz da poesia uma arma para contar histórias de luta e resistência das vivências perifericas, e é uma das selecionadas do Odo-Concurso Preto de Poesia para Jovens da Periferia.
E na sexta-feira, 27 de setembro, o Instituto Raízes de Áfricas com o apoio do Governo do Estado, através da SEPREV e SERIS realizam o Papo Preto de Poesia com Jovens da Periferia" , no Mirante do Jacintinho- Maceió,AL,à partir das 17 horas, para a divulgação dos selecionados.
E a gente convida você para aplaudir Clésia Raíza e tantos outros jovens que moradores da periferia, ainda, tem alimentam sonhos, escrevendo poesias.
Parabéns Clésia!
Odo-Concurso Preto de Poesia para Jovens da Periferia: "Eu, jovem pret@, resisto e insisto”.
O concurso, idealizado pelo Instituto Raízes de Áfricas, com o apoio do Governo do Estado, é uma proposta de ruptura, uma ousada forma de legitimação e reconhecimento da literatura de jovens pret@s da periferia que escrevem e querem ser considerados escritor@s como quaisquer outr@s. E são!
O Odo-Concurso tem duas categorias de 14 a 17 anos e 18 e 21 anos e 1º,2º,3º lugares por categoria. Serão escolhidos 30 poemas que farão parte da antologia Odo- O Livro Preto de Poesias como uma forma de celebração do fazer poético desses jovens e as vivências da a realidade sociocultural.

Raízes da África