Os 6 maiores erros cometidos por quem faz dieta

03/09/2019 10:00 - Cadê Meu Tanque?
Por Erick Balbino
Image

Não tenho expertise para dizer a ninguém o que deve ou não fazer para emagrecer, mas como disse anteriormente, os 27 anos que tenho me levaram a ser quase que especialista em erros durante uma dieta ou um processo de tentativa de reeducação alimentar.

 

Fiz uma lista com cinco erros que eu cometi bastante durante toda a vida e que não me levaram a bons resultados.

 

1. Copiar o coleguinha: 

 

Eu costumava me inspirar bastante nas pessoas para conquistar meus objetivos, mas muitas vezes passei do ponto e a inspiração virou imitação. Cheguei até a seguir aquelas dietas loucas de celebridades e amigos próximos. Fiz de tudo, desde a dieta da proteína a dieta do miojo (sim, ela existe e é um perigo).

 

2. Substituir refeição por shakes milagrosos:

 

Eu sou fã de shakes e confesso que aqueles que parecem sorvete são meus preferidos. Vivia substituindo café da manhã, almoço e jantar por eles, até que eu me dei conta de que eu não tinha quase que nenhum resultado. Eu depositava tanta expectativa nos shakes que acabava esquecendo de todo o resto.

 

Não estou aqui dizendo que esse tipo de alimento faz mal, mas trocar um prato de comida de verdade por um shake hoje não me parece mais uma alternativa para emagrecer. Ultimamente, sempre que tomo ele é pelo sabor, não pelos “benefícios”.

 

3. Excluir alimentos:

 

Lembro de ter excluído diversas coisas que eu amava da minha rotina pelo fato do senso comum me dizer que não podia. Se você é fã de chocolate, por exemplo, retirar por completo esse alimento da sua rotina vai fazer com que você fique com raiva da sua dieta e fuja dela mais rápido. O ideal é começar a consumir esses alimentos de forma que não prejudique seus resultados.

 

O calcanhar de Aquiles da minha vida sempre foi massa. Eu sou alucinado por comida italiana e hoje conheço diversas alternativas que me ajudam a comer macarrão sempre, como o konjac ou até massas integrais.

 

4. Dia do Lixo:

 

Eu amava o dia do lixo. Fazia a dieta durante a semana inteira, me dedicava a atividades físicas, emagrecia e no final de semana acaba com tudo durante algumas refeições por causa do famigerado dia do lixo. 

 

Fiz tanto isso que comecei a ter mudanças mínimas na balança. O que eu conseguia eliminar durante a semana, recuperava durante os finais de semana. Isso gerou muita frustração e acabou me afastando das dietas.

 

Sem contar que a gente espera tanto pelo dia em que vai poder comer de tudo, que acaba ampliando ainda mais a ansiedade, um elemento péssimo para quem está em processo de reeducação alimentar e, em casos piores, para quem tem compulsão alimentar, como eu.

 

5. Se preocupar com o número da balança:

 

Tem coisa mais frustrante que olhar para balança e perceber que nada mudou? Lembro que teve época em que eu me pesava todo santo dia, calculava grama por grama e ficava com ódio quando os resultados não eram tão bons.

 

Nosso corpo é uma máquina extremamente inteligente (Deus é incrível, né?). São tantos os motivos que interferem no nosso peso que se eu fosse descrever todos, iria passar alguns dias escrevendo. Uma noite de sono mal dormida ou até mesmo o pouco consumo de água interferem nisso.

 

Está em reeducação alimentar? Tá fazendo tudo direitinho? Tá se exercitando bem? Tá tomando água suficiente? Então ótimo, não precisa se preocupar com a balança. Os resultados vão chegar, mesmo que devagar.

 

6. Ter pressa:

 

Uma coisa é certa: você provavelmente não ganhou esses quilinhos (ou quilões, no meu caso) extras de um dia pra noite, então não seja inocente ao ponto de achar que você vai perder tudo rápido. Ter pressa foi um dos erros que eu mais cometi durante a vida, por isso que o efeito sanfona acabava comigo.

 

Eu costumava seguir a risca as dietas, mas quando eu percebia que os resultados estavam demorando muito pra chegar, acabava me frustrando e desistindo. 

 

Respire, tenha paciência e tudo vai dar certo.

 

Aproveita e segue o @cademeutanque no instagram, para poder conferir de perto as mudanças que eu tenho feito na minha vida e para acompanhar um pouco da minha rotina.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..