Com as mídias sociais onde algumas pessoas buscam cada vez mais a perfeição na hora de divulgar fotos, a rinoplastia [cirurgia plástica] tem sido o procedimento estético mais procurado. Isso tudo porque - em alguns casos - as pessoas não gostam do nariz nas selfies. Segundo o otorrinolaringologista Marcos Rossiter grande parte dos pacientes que o procuram para fazer a rinoplastia são influenciados por celebridades que realizaram a cirurgia.
Conforme explicou o médico, ao todo, ele recebe em média 15 pacientes por mês no consultório. Com as redes sociais com várias celebridades e influenciadores digitais, a demanda do otorrinolaringologista aumentou já que eles se tornam referência para quem quer realizar a rinoplastia.
“Eles buscam a selfie perfeita e a exigência tem crescido. Os pacientes chegam, muitas vezes, com uma imaginação da perfeição, mas isso precisa ser bem conversado”, explicou o médico.
O caso da alagoana Deyse Miranda, 24 anos, não foi diferente. Ela buscou fazer uma rinoplastia após ter visto algumas celebridades que fizeram e tiveram o resultado positivo. “Vi que alguns artistas que sigo no Instagram fizeram e o resultado foi bem diferente. Uma das atrizes que me inspirei foi a Bruna Marquezine que ficou com o nariz muito mais bonito. Deu outra cara. Então, busquei fazer a rinoplastia para ficar bem na foto”.
A alagoana explicou que não gostava do que via nas fotos dela. “Meu nariz ficava feio e eu não gostava de publicar fotos por causa disso. Me sentia feia e estranha”. Miranda garantiu que após a rinoplastia o rosto dela ficou melhor para as fotos.
“Fiz a rinoplastia e não me arrependo. Faz dois anos que fiz o procedimento e sei que foi uma das minhas melhores escolhas. Estou me sentindo mais bonita e melhor comigo, mas é importante que se procure um profissional que saiba fazer”, ressaltou Miranda.
No Brasil, nos últimos dois anos, 78.039 pessoas fizeram cirurgia plástica no nariz conforme a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). O médico Marcos Rossiter enfatizou que é preciso ter um alinhamento do planejamento para que se chegue ao resultado que o paciente deseja.

“Nós fazemos uma análise global da face, o exame funcional no nariz para saber se existe alguma alteração da anatomia e depois vemos a parte estética”, explicou Rossiter.
Ele comentou que é preciso ouvir o que está incomodando o paciente, após isso ambos discutem as queixas e se alinha com o pensamento do paciente.
Entretanto, o médico alertou que após toda essa análise que é possível saber se o resultado é atingível ou não. “Alguns pacientes fazem os exames e descobrem que não podem fazer a cirurgia. Por isso é importante toda essa análise”.
Sobre os benefícios da rinoplastia, Marcos afirmou que além da melhora estética, a cirurgia também oferece ao paciente uma melhor qualidade de vida. “Diminui a possibilidade de sinusite, por exemplo.Neste tipo de cirurgia corrigimos o desvio de septo, as hipertrofias de conchas nasais e outros”.
Porém, é necessário que se procure um profissional adequado para esse tipo de procedimento. “A rinoplastia é uma das cirurgias mais complexas da plástica facial. É preciso que se procure um médico que tem um aprendizado e experiência”, finalizou Marcos.
*estagiário sob a supervisão da editoria












