CSA será o lanterna do Brasileirão 2019

26/04/2019 16:43 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Volto a escrever sobre o que realmente interessa. A bola vai rolar na grande guerra do futebol brasileiro, considerada por alguns o campeonato mais acirrado do mundo. Não sei, mas é o que dizem por aí. Como falei em texto anterior, o CSA estreia no Brasileirão da Série A coberto pela sombra da desconfiança do jornalismo esportivo. Aliás, coberto pelo fatalismo que se expressa na opinião de todos os cronistas, comentaristas e palpiteiros do jogo: o Azulão está fadado à queda.

Num começo de tarde, zapeando os canais de TV como um dinossauro da comunicação antes das redes sociais, paro no programa Bate-Bola Debate, da ESPN Brasil. É dos menos histriônicos, sem qualquer semelhança com aquela gritaria pateta que é marca de outras atrações do ramo, como o programa chefiado pelo ex-jogador Neto, na Band. Sem querer, o teatro expõe a farsa daquilo ali.

Volto ao CSA. No fim do primeiro parágrafo, disse que o mundo da imprensa esportiva prevê a queda inevitável do time alagoano, que assim voltaria à Série B lá em 2020. Mais que isso: os jornalistas do BB Debate fizeram um quadro com os vinte clubes do Brasileirão e cravaram a classificação final do campeonato, do primeiro lugar (o campeão) ao vigésimo colocado. Sabe o que aconteceu?

Não deu outra, é claro. A agremiação que ficou na lanterninha foi inapelavelmente o Centro Sportivo Alagoano. Talvez por patriotismo caeté ou pelo fanatismo que arrasta seu coração de torcedor – o que é mais importante do que qualquer patriotismo –, você fique revoltado com uma notícia dessas, não é? Mas, convenhamos, nesse caso a imprensa trabalha com a lógica – ainda que nada original.

Apontar o CSA como candidato número um ao último lugar na elite do futebol nacional é uma aposta fácil. Para isso, os analistas se valem de dados quase naturais: time nordestino, sem tradição de conquistas de peso, sem estrelas no elenco e com orçamento inexpressivo diante dos gigantes da roda da fortuna. Isso só pra citar algumas variáveis. O futuro é barra pesada, uma pedreira.

O que o Azulão pode fazer diante do quadro nada favorável? Como desmentir as previsões dos videntes futebolísticos? Será que nossos cronistas alagoanos têm ideias valiosas sobre tal panorama? Uma postura simples mas eficaz é não brigar com a realidade. A favor do desacreditado escrete estadual está a mística do campo, o imponderável do jogo, as surpresas desconcertantes da bola.

Claro que não se trata daquela besteirada de autoestima e coisas do tipo. Marcelo Cabo precisa mostrar mais qualidade do que mostrou no Alagoano, na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil. Vendo alguns jogos, fiquei um tanto preocupado com o desempenho da galera. Com o futebol que apresentou no começo do ano, a lanterna no Brasileirão é mais que uma previsão aloprada.

Se jogar o que jogou nos últimos tempos, o rebaixamento é o caminho sem volta. Sugiro que o treinador faça o time ter raiva das profecias – e parta pra cima dos grandes com a faca nos dentes. Mas, insisto, tem de melhorar muito o nível do futebol visto nesses meses. Somente assim, os palpites tragicamente mórbidos serão desmoralizados. É o maior desafio na história do CSA.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..