Suspeita de fraude na eleição do Senado

02/02/2019 16:21 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Tem de tudo na escolha do novo presidente do Senado. Encerrada a votação secreta, descobriu-se que haveria dois votantes há mais do que o total de 81 senadores. A suspeita, portanto, é de que pode ter ocorrido uma tentativa de fraude. Algum bobinho deu um jeito de assinalar em duas cédulas, e não apenas em uma. Diante da bizarra descoberta, instalou-se novo impasse na reunião para escolha do presidente. Há quem defenda nova votação ou a anulação dos votos a mais.

O episódio acrescenta lances deploráveis ao que já era além de deplorável. A esculhambação começou desde a sexta-feira, numa sequência de tumultos que em nada ajuda na imagem do velho Congresso. Neste momento, a mesa não se entende com o plenário sobre o que fazer frente aos votos fantasmas – embora a alternativa de nova votação deve mesmo ser o caminho adotado. Os candidatos foram consultados sobre essa opção, e há consenso pra repetir o processo de escolha.

Em seu discurso como candidato, nesta sessão de sábado, o senador Renan Calheiros bateu forte no ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Como escrevi antes, o ministro bancou a candidatura de Davi Alcolumbre, numa aposta para derrotar o alagoano. Os dois são filiados ao DEM. Alcolumbre foi chamado de pau-mandado de Onyx. A ação do ministro irritou o senador Major Olímpio, ele mesmo candidato a presidente, que além de filiado ao PSL, é um fanático bolsonarista de carteirinha.

A sessão começou no fim da manhã. Escrevo estas linhas pouco depois das 16h – e o impasse dos votos fantasmas continua. A mesa chegou a sinalizar que haverá nova votação, mas a gritaria não arrefeceu. Até máquina trituradora de papel foi levada a plenário para tornar a coisa, por assim dizer, mais limpa. É um dia e tanto para o Poder Legislativo brasileiro. A senadora Leila do Vôlei acaba de se manifestar como fiscal da votação. Vai começar a nova rodada de escolha na Casa. Volto depois.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..