Farejando a derrota no Senado, Renan desiste

02/02/2019 17:17 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

O senador Renan Calheiros retirou sua candidatura a presidente do Senado. Foi uma decisão surpreendente e que acaba por aumentar a confusão instalada no plenário. O mais maluco é que o parlamentar alagoano anunciou sua desistência quando já ocorria a segunda votação, depois que a primeira foi anulada por suspeita de fraude. O novo processo parou mais uma vez e não se sabe como a sessão chegará ao fim. Já estamos diante de fatos inéditos na história do Congresso.

A resposta mais óbvia para explicar o gesto de Renan é que ele farejou os sinais de uma derrota inevitável. Isso ocorreu porque, embora a votação seja oficialmente secreta, dezenas de senadores declararam o escolhido na hora de depositar a papelada na urna. A essa altura, já se fala do erro cometido pelo MDB ao bancar a candidatura do alagoano. O nome de Simone Tebet seria bem mais leve do que o do cacique veterano. A insistência em Renan gerou reação fortemente negativa.

Segundo a Globonews, logo depois de renunciar à candidatura, Renan deixou o plenário. Não se sabe se ele abandonou mesmo de vez a sessão ou se ainda tenta alguma jogada de última hora. Não parece haver mais chance de uma reviravolta que beneficie o parlamentar do MDB. Em situação inversa, Davi Alcolumbre já recebe cumprimentos como virtual eleito – o que não deixa de ser uma tremenda precipitação. Por tudo o que já ocorreu, não se pode garantir nada nem coisa nenhuma.

Neste momento, o processo está parado. O plenário e a mesa batem cabeça. O senador Espiridião Amim, que é um dos candidatos, defende que tudo recomece do zero. O que a mesa propõe, no entanto, é a sequência da votação, mesmo que Renan tenha renunciado quando isso já estava em andamento. A votação recomeça no momento em que termino o texto. Pode haver segundo turno, se ninguém obtiver 41 votos na primeira rodada. Depois do desfecho, voltarei para comentar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..