A Bancada da Lama

30/01/2019 16:54 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

A gente já conhecia a Bancada da Bala, aquela formada por pessoas preocupadas com a segurança pública, dispostas a tudo para turbinar o comércio de armas de fogo. Todos também sabiam da existência da Bancada da Bola, escalada por senhores a serviço das jogadas marginais no futebol brasileiro. E a Bancada da Bíblia, na qual cristãos devotados rezam e legislam em nome da fé.

É tanta bancada temática, que o presidente Bolsonaro sonhou em negociar diretamente com esses grupos, passando por cima dos partidos. Além de não ser um caminho politicamente seguro, a escolha presidencial reitera uma tradição nada saudável. Bancadas reunidas em torno de uma causa não passam de grupos lobistas, sem qualquer outra preocupação que não seja negócio particular.

Temos ainda as patotas em defesa do agronegócio, da construção civil, dos bancos, dos planos de saúde, das empresas de transporte, da indústria cultural, das incontáveis carreiras do serviço público etc. Difícil separar o voto que é dado em projetos no parlamento das demandas instaladas em escritórios do mundo privado e corporativista. A cada votação, lobbys e lobistas substituem o povo.

Até hoje ninguém falava da operante Bancada da Lama. Sabemos agora de sua forte atuação depois da tragédia provocada pelo rompimento da Barragem de Brumadinho. Ficamos sabendo também que, além do Congresso Nacional, a bancada se estende às Assembleias Legislativas nos estados. Em Minas, os lobistas com mandato cumpriram suas obrigações com eloquente desenvoltura.

A Bancada da Lama sempre recebeu doações eleitorais das grandes mineradoras, a Vale à frente. Uma olhada na tramitação de projetos nos últimos anos, no âmbito federal ou em Minas Gerais, e vê-se que deputados estaduais e federais votaram sempre contra o meio ambiente, em favor das mineradoras. Com esse grau de compromisso, Bolsonaro ainda vê “exagero” na fiscalização.

Fiquei pensando que outras bancadas poderiam surgir como novidade, devidamente sintonizadas com os novos tempos no comportamento social. Da Bancada do Cidadão de Bem à Bancada dos Patriotas, teria de haver lugar para a Bancada da #TBT – que esta semana descobri do que se trata.

Nenhuma bancada, porém, conseguirá o batismo fatal que está no nome Bancada da Lama. Nunca um grupo de lobby recebeu denominação tão precisa, sob encomenda para a atividade industrial em questão e para os resultados de um crime planejado. Enquanto isso, o país parece atordoado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..