Nova pesquisa Datafolha: Bolsonaro cai, Haddad sobe – e tudo pode acontecer

26/10/2018 02:35 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

A nova pesquisa Datafolha, divulgada na noite desta quinta-feira, revela algo muito importante sobre o Brasil que sairá das urnas no próximo domingo – seja quem for o eleito. É o seguinte: a disputa será acirrada, ao contrário do que pensavam Jair Bolsonaro e sua tropa de fanáticos seguidores. O capitão da tortura caiu, Fernando Haddad subiu, e a diferença entre ambos agora é de 12 pontos nos votos válidos. Nos votos totais, a distância é de 10 pontos. O eleitor se mexe e provoca suspense.

Há uma semana, Bolsonaro estava 18 pontos à frente. O saudosista da ditadura militar e do arbítrio continua favorito? Segundo os números, sim. Mas ele e seu entorno ficaram angustiados com o retrato do Datafolha. Mantida a tendência detectada na pesquisa, essa diferença tem tudo para diminuir até o domingo. Para uma virada, como sonha Haddad, talvez não dê tempo, mas isso não pode ser descartado. Ao contrário. Seja como for, repito, o resultado das urnas será apertado.

Mas eu disse que esse quadro é importante. Explico melhor agora. O acirramento da corrida na reta final revela que o discurso truculento, racista e de desprezo aos direitos humanos não arrastou o país inteiro. Milhões e milhões de brasileiros estão dispostos a barrar essa aberração chamada Bolsonaro. Ainda que saia vencedor, o adorador de torturadores terá uma oposição cheia de votos.

É uma boa notícia para quem defende os valores sagrados da democracia. Afinal, estamos às vésperas de eleger um presidente, não um ditadorzinho desprezível que afirma abertamente o desejo de prender ou expulsar opositores. Foi o que ele disse em discurso a sua turma. Com essa ideia tosca na cabeça, Bolsonaro atualiza o bordão da ditadura, aquele hediondo “ame-o ou deixe-o”.

Para o diretor do Datafolha, Mauro Paulino, as falas de autoritarismo escancarado explicam a mudança no eleitorado. Bolsonaro não quer apenas ganhar a eleição; ele quer “varrer” da nação todos aqueles que rejeitam seus muitos princípios depravados. Não é possível que tal postura tenha o apoio massivo da população brasileira. É isso que acho mais relevante no novo Datafolha.

Voltando aos números, pelos votos válidos o capitão da tortura tem 56% contra 44% de Haddad. Lembrando que o candidato do PSL está em movimento de queda enquanto o candidato do PT aparece num embalo de crescimento. Por isso, instalou-se o pânico no comitê bolsonarista.

Hoje deveria ocorrer o debate na Globo, mas o valentão amarelou. A coragem dele é para insultar mulheres... Dois dias até a hora da votação. É logo ali. A missão para Fernando Haddad, claro, é duríssima. Mas o que parecia liquidado, atesta a pesquisa, ainda está em aberto. Melhor assim.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..