Os novos números do Ibope para o Senado. E o clima vai esquentar

21/09/2018 00:10 - Blog do Celio Gomes
Por Redação
Image

Você sabe, dois senadores tentam renovar o mandato este ano em Alagoas. Segundo a pesquisa do Ibope divulgada pela TV Gazeta nesta quinta-feira, Renan Calheiros pode sonhar com a vitória nas urnas. Ele aparece em primeiro lugar com 39% das intenções de voto. Seu colega de bancada Benedito de Lira tem uma parada mais dura. Ele perdeu o segundo lugar para o deputado estadual Rodrigo Cunha, que tem 37% da preferência. Biu é apenas o terceiro colocado com 23% das citações.

Com 18% das intenções do eleitorado, o deputado federal Maurício Quintella fica na quarta posição. Nunca é demais lembrar que vamos votar em dois nomes para o Senado. O resultado é excepcional para Cunha. Na pesquisa anterior do Ibope, ele tinha 19% e estava embolado na briga pela segunda cadeira. Agora, num crescimento de 18 pontos, abre diferença enorme de Benedito e Quintella.

Se prevalecerem os números da pesquisa, a aliança governista em torno de Renan Filho elege um senador; e a oposição, mesmo caindo pelas tabelas na disputa ao governo, garante a outra vaga. Naturalmente deve-se manter a prudência e esperar o andamento da campanha. Dizem que na última semana o eleitor pode surpreender com movimentos até então inesperados. Vamos ver.

O levantamento também atesta, mais uma vez, a resistência política do senador Renan Calheiros. A força da máquina ajuda, assim como o velho discurso das “grandes obras” no interior do estado. Sua atuação ostensiva consegue superar o noticiário francamente desfavorável para ele ao longo dos últimos anos. Alvo de várias denúncias, está sempre às voltas com casos de repercussão nacional.

E foi logo nesse campo que Renan, por ironia do destino, recebeu a melhor notícia na campanha: foi absolvido pelo STF da acusação feita em 2007 sobre pagamento de pensão familiar. No julgamento, ministros do Supremo ressaltaram a evidente fragilidade da denúncia feita pelo Ministério Público Federal. Pra variar, muito barulho e nada de prova. Foi uma vitória e tanto para o senador alagoano.

Voltando ao Ibope, a grande novidade mesmo é Rodrigo Cunha. É ele também o que tem tudo para festejar – talvez mais do que esperasse nesta altura da corrida eleitoral. Com uma campanha de poucos recursos, recorrendo à história pessoal, com destaque para a tragédia familiar, o deputado parece ter emplacado a imagem de “novidade”. A briga esquenta a partir de agora, pode apostar.

Veremos os sinais de acirramento nos próximos programas de rádio e TV. Basta observar que agora mesmo concorrentes ao Senado andam se elogiando, um chamando o outro de “velhaco”. Os vídeos estão na internet, como o CADAMINUTO informou. Olho na propaganda que vem aí!

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..