Ibope e Datafolha divergem sobre Ciro e Haddad – e tudo é conspiração

20/09/2018 15:16 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Nas últimas horas, desde a noite desta quarta-feira, mais um debate sanguinolento tomou conta dos corredores da imprensa, dos sites de notícia, dos textos de opinião e, claro, de todas as redes sociais. A confusão do momento envolve a última pesquisa Datafolha, divulgada quase na madrugada de hoje. (Aliás, o horário de divulgação dos dados é um dos fatores citados nas teorias de conspiração).

Que conspiração? Resposta: haveria um movimento para turbinar a candidatura de Ciro Gomes, porque Fernando Haddad seria o inimigo número um da Globo e do sistema (Desculpem o palavreado). É que na terça-feira, véspera da pesquisa do Datafolha, o Ibope mostrou um cenário com o petista isolado em segundo lugar, e o pedetista quase descartado neste primeiro turno.

O Ibope e o Datafolha apontam Jair Bolsonaro na liderança com 28% das intenções de voto. Ou seja, aqui os dois institutos combinam, sem nenhuma polêmica. Mas a coisa muda bastante com o segundo e o terceiro lugares. No Ibope, Haddad tem 19% e Ciro fica bem longe, com 11%. Já no Datafolha, o petista tem 16%, enquanto o ex-governador do Ceará aparece com 13%.

Valendo a fotografia de um instituto, teremos segundo turno entre Haddad e Bolsonaro. Seguindo a foto do outro instituto, Ciro está no páreo, em empate técnico com o candidato do PT. Sendo assim, pode ser ele, o quase cearense, a garantir um lugar na etapa final da eleição. Teremos de acompanhar cada pesquisa a caminho, nesse ritmo de ao menos duas novas rodadas por semana.

Tudo isso já seria o bastante para o carnaval de especulações e chutes acerca dos próximos lances de campanha. Nada demais. Mas como estamos falando de conspiração, poder e sistema, o debate que empolga mesmo tem de estimular as piores motivações e as mais sombrias previsões. Por isso, não adianta a Folha e o Ibope tentarem explicar seus números e projeções. É claro que aí tem.

Na quadra alagoana, houve debate na TV Ponta Verde nesta quarta-feira. O governador Renan Filho não compareceu. Virtualmente reeleito para o segundo mandato, ele não tem interesse de se expor em circunstâncias e ambientes nos quais nada teria a ganhar. Aos adversários, cabe fazer barulho para mostrar que a eleição não acabou. (Agora vou ali, esperar a próxima pesquisa).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..