As garotas na mesa redonda falam de futebol como craques

15/06/2018 23:04 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Jô Soares está de volta à televisão. E como comentarista de futebol. A estreia do humorista foi na noite desta quinta-feira. Contratado pelo canal Fox, ele participa de uma mesa redonda, o Debate Final – Especialistas. No primeiro programa, Jô trocou ideias com um quarteto de treinadores brasileiros: Abel Braga, Jair Ventura, Wanderley Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira. A mediação foi do experiente narrador Téo José. Para começar, não comprometeu, mas pode melhorar muito.

 

Há uma hiperinflação desse formato de programa na TV brasileira. Todos os canais abusam. A coisa já extrapolou, faz tempo, os limites do tolerável. Certamente a explicação mais lógica para isso é o baixo custo de produção. Muito mais caro é produzir reportagem de fôlego. Mas o bate-boca faz parte do jogo e tem lá suas qualidades. Claro que isso vale para quem acompanha futebol. Mais ainda, vale para quem gosta de ver o jogo. De todo modo, falamos de dramas e lances do acaso. 

 

Na Globo, como já era do conhecimento até das torcidas do Flamengo, Irã e Marrocos, a linha editorial é a papagaiada. Garotos-propaganda disfarçados de jornalistas capricham nas caretas, nos trocadilhos debiloides e na vigarice em geral. Nenhuma surpresa. Não há jornalismo nos programas globais sobre a Copa. Galãs de novelas viram “comentaristas”. Tudo tem de ser “divertido” e “emocionante”. Para garantir a audiência, a receita padrão impõe um desfile de idiotices.

 

Na cerimônia de abertura do evento, Ronaldo Fenômeno estava lá como representante dos craques do esporte. Escolha errada. Horas depois, ele já aparecia na mesa do SporTV, batendo ponto na empresa de seu parceiro de negócios, o Grupo Globo. Até onde vi, ao falar das seleções do Uruguai e Egito, fez piada com o Ramadã e, bisonhamente, bajulou a Fifa, a sua outra parceira comercial. Desde que se aposentou dos gramados, Ronaldo virou um negociante oportunista.

 

Nos canais Fox Sports, uma maravilha. Nesses dois dias, o melhor programa de TV sobre a Copa, disparado, é o Comenta Quem Sabe, uma mesa de debate formada exclusivamente por mulheres. Cinco profissionais com desempenho impecável. Vanessa Riche, Daniela Boaventura, Nadine Bastos, Isabelly Morais e Livia Nepomuceno estão arrasadoras. Não há concorrentes à altura.

 

Um dos muitos pontos fortes do programa com as jornalistas é o requinte das análises. Bem longe dos bordões manjados e das falsas polêmicas, elas destrincham táticas, jogadas duvidosas e decisões inesperadas, sempre com clareza, precisão e valiosas informações. De quebra, tudo numa combinação perfeita de descontração e elegância de sobra. Um golaço incomparável.

 

Quem passa por este blog de vez em quando sabe que o futebol é uma pauta com alguma regularidade. Durante a Copa, pretendo importunar os leitores com textos diários sobre o que me chamar atenção nos jogos e na cobertura da imprensa. Afinal, é um mês inteiro com a bola no centro do mundo. Mas os demais assuntos continuarão em foco. Bom é assim: chutar pra todo lado.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..