Michel Temer derrotou a Rede Globo

16/05/2018 02:24 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

O presidente Michel Temer comemora dois anos de governo. Mesmo que a gente não veja nenhum motivo para comemorações, ele bancou uma solenidade oficial para apresentar o que considera seus principais êxitos. Diz o homem que botou a economia em ordem, ainda que o país tenha uma massa de 14 milhões de desempregados. Reforma trabalhista e recuperação da Petrobras estão entre as “conquistas” apresentadas por Temer no seu balanço de 24 meses no Palácio do Planalto.

 

É um governo com tanta confusão, em todos os sentidos, que até um evento festivo vira mais um tumulto detonado na imprensa. Algum gênio do marketing tramou o slogan “O Brasil voltou, 20 anos em 2”, numa referência aos “50 anos em 5” do governo Juscelino Kubitschek. Basta riscar a vírgula, para que o sentido da frase informe que o país de Temer mergulhou num retrocesso de duas décadas em dois anos. A sabedoria de marqueteiros desconhece as armadilhas da ambiguidade.

 

Antes que o material de divulgação com o slogan idiota fosse distribuído, mudaram a idiotice. Mas não é sobre isso que vou escrever. Quero falar das conquistas do Temer. Existem? Na verdade, o presidente, golpista ou não, pode se gabar de um feito inacreditável: resistiu ao pelotão de fuzilamento das Organizações Globo, incluindo TV, jornal, revista, rádio e o diabo a quatro.

 

Quando, em maio de 2017, o Jornal Nacional apresentou o “furo” do jornalista Lauro Jardim, colunista do jornal O Globo, o grupo tinha certeza que ao presidente não restaria outro caminho a não ser a renúncia. A notícia era a famosa gravação de Joesley Batista, que havia registrado uma conversa com Temer. No papo entre os dois, ouve-se a histórica frase “Tem que manter isso, viu”.

 

Como se saberia depois, era uma pilantragem armada pelo empresário em parceria com o celerado Rodrigo Janot, o então procurador-geral da República. Deu tudo errado para a autoridade e a Globo. Temer não renunciou e, na sequência, derrubou dois processos de impeachment no Congresso Nacional. Bombardeado sem trégua pelo jornalismo global, levará o mandato até o fim.

 

Se a Globo integrou uma conspiração que resultou na queda da presidente Dilma Rousseff, como muitos acreditam, investiu ainda mais pesado contra o rejeitado Temer. Os dias que se seguiram à divulgação das gravações feitas pelo marginal da JBS-Friboi foram devastadores para o presidente. Até hoje, o “Fora, Temer” é gritado nos quatro cantos do país. Ainda assim, a Globo perdeu.

 

E essa é, não tenho dúvida, a maior vitória do Vampirão do Planalto, em dois anos de governo.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..