Jornalismo é conversa de botequim

07/05/2018 02:22 - Blog do Celio Gomes
Por Redação

Qual é a pauta que realmente interessa? O tempo todo somos arrastados pelo equívoco de superestimar o fato corriqueiro e menosprezar até o que seria sublime. A fabricação alucinada de novidades não cessa. A avalanche de informações sobre todas as coisas do mundo iguala o mais relevante à completa bobagem. Por isso, as papagaiadas de Neymar e o namoro da Fátima Bernardes estão entre as notícias mais comentadas e compartilhadas nos grandes veículos.

 

Escrevo agora sobre um tipo de assunto que já apareceu em textos anteriores – e que certamente estará em textos do futuro. Falo de jornalismo, de escolhas da imprensa, da incrível audiência que nulidades obtém dos leitores. Claro que cada um faz o que quer, elege suas prioridades e dispensa o que lhe parece dispensável. Não tenho direito de impor a pauta a ninguém, muito menos condenar as preferências alheias. Posso, isto sim, especular à vontade sobre o tudo e o nada.

 

Julgamos com intolerância aquilo que nos parece de mau gosto. Todas as mazelas que a TV nos apresenta diariamente, por exemplo, jogamos na conta dos desinformados, burros ou idiotas. Afinal, quem precisa saber o sexo do futuro bebê de uma subcelebridade? Por que a careta de um famoso nas redes sociais rende milhares de “curtidas”? O que eu faço com a revelação sobre a intimidade de um casal formado por um pagodeiro e uma dançarina do Faustão? É o tédio esperando o nosso fim.

 

Antes que esqueça, sabemos que desinformados, burros e idiotas são todos os outros. Eu e minha patota, aí não – somos, em duas palavras, equilibrados e sofisticados. O equilíbrio se vê nas escolhas de ordem política; a sofisticação aparece no cardápio das opções no campo da arte. Mais ou menos por aí. Difícil é encontrar quem não se veja um legítimo representante dessa frente cheia de bom senso na cabeça e refinamento na alma. Em outras palavras, com a gente não há problema.

 

Por falar em besteiras que recebem tratamento de acontecimentos grandiosos, outro dia morreu um DJ sueco aos 28 anos de idade. Parecia que o mundo acabara de perder um gênio à altura de Mozart. Lembrei, desculpem, do Zeca Camargo reclamando da comoção pela morte do sertanejo Cristiano Araújo, em 2015. Na ocasião, o festeiro dublê de jornalista cometeu um texto no qual dava chilique com a repercussão da notícia sobre o “famoso que ninguém conhecia”.

 

Suponho que a perda do famoso DJ que ninguém conhecia – muito menos eu – deve ter abalado o coração do Zeca. Cada um com suas manias pessoais. Como a imprensa é cheia de gente moderna e antenada com as últimas tendências da música eletrônica, foram milhões de reportagens em todos os meios. Cheguei a ouvir que o rapaz era autor de uma música que, nas palavras do repórter de TV, “você certamente já ouviu e não esquece”. Aí é demais. A tolice universal está na mesa.

 

Se não temos parâmetros com alguma densidade, e se o que importa é ganhar seguidores, aplausos e audiência, então o jornalismo se rende ao alarido, seja na batida do eletrônico ou do funk. É tudo a mesma coisa. O que vale é a atitude, a fachada e os holofotes. Como não tenho receita para nada, e nem acalento o sonho de melhorar o planeta, recorro a divagações sobre a comedia humana.

 

Volto ao começo. E a pauta que interessa, qual é e onde está? Suponho que são muitas, até infinitas. Mas, agora mesmo, estamos cercados pelo noticiário sobre o Dia das Mães. E lá vem toda aquela combinação indigente de publicidade e jornalismo de araque. Nessas horas, a celebração das macacadas de Neymar e da vida amorosa da Fátima fica sendo algo apenas inofensivo.

 

(Se tudo isso parece conversa de botequim, talvez seja porque uma das motivações para o texto foi Noel Rosa, autor de uma música cujo título está aí em itálico. Sempre tocando por aqui, Noel viveu apenas 26 anos, mas, ao contrário daquele DJ que apertava botões, legou maravilhas à posteridade).

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